Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive “momento grande preocupação”

Tiago Petinga / Lusa

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19, Portugal já contabilizou 106.271 casos confirmados e 2.229 óbitos.

Há ainda registo de 1.340 pessoas recuperadas, elevando o número total de recuperações desde o início da pandemia para 63.238.

As vítimas mortais ocorreram nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (8), Norte (4), Centro (2), Alentejo (1) e Algarve (1). Quanto ao novos casos, o Norte continua com o maior número de novas infeções (1.379), seguindo-de a região de Lisboa e Vale do Tejo (863), Centro (197), Alentejo (50), Algarve (41), Madeira (4) e Açores (1).

De acordo com a DGS, há 1.272 pessoas internadas devido à covid-19 em Portugal, mais 35 casos do que ontem. Destes, 187 doentes estão em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), mais 11 casos em relação aos números da véspera.

O número de internados é o mais alto de outubro, refere o jornal Observador, que dá conta que este se aproxima-se do valor mais alto de sempre — 1.302 a 16 abril.

No que toca a novas infeções, este foi o segundo pior dia desde o início da pandemia. Para encontrar um número superior é preciso recuar a 16 de outubro (2.608 infeções).

As autoridades de saúde têm 55.882 pessoas em vigilância, menos 244 do que na terça-feira. A DGS revela ainda que estão ativos 40.804 casos, mais 1.179 que na terça-feira.

Em conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia, o secretário de Estado da Saúde Diogo Serras Lopes afirma que o país está a atravessar um “momento de grande preocupação”, com a evolução da pandemia não só em Portugal como noutros países.

“O aumento do número de casos nas últimas semanas coloca e continuará a colocar uma pressão significativa sobre todo o sistema de saúde e em particular, nesta fase, sobre a saúde pública”, disse o governante, garantindo, contudo, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “está preparado para continuar a expandir a capacidade”.

“A taxa de ocupação de camas covid é, em termos nacionais, de 72%”, com maior incidência no norte, onde é 76%. Nas camas de cuidados intensivos dedicadas a covid, havia uma taxa de ocupação de 71% a nível nacional – no norte 76%”.

#O SNS está preparado para continuar a expandir a capacidade“, garantiu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado. Os especialistas pretendem lançar …

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …