Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive “momento grande preocupação”

Tiago Petinga / Lusa

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19, Portugal já contabilizou 106.271 casos confirmados e 2.229 óbitos.

Há ainda registo de 1.340 pessoas recuperadas, elevando o número total de recuperações desde o início da pandemia para 63.238.

As vítimas mortais ocorreram nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (8), Norte (4), Centro (2), Alentejo (1) e Algarve (1). Quanto ao novos casos, o Norte continua com o maior número de novas infeções (1.379), seguindo-de a região de Lisboa e Vale do Tejo (863), Centro (197), Alentejo (50), Algarve (41), Madeira (4) e Açores (1).

De acordo com a DGS, há 1.272 pessoas internadas devido à covid-19 em Portugal, mais 35 casos do que ontem. Destes, 187 doentes estão em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), mais 11 casos em relação aos números da véspera.

O número de internados é o mais alto de outubro, refere o jornal Observador, que dá conta que este se aproxima-se do valor mais alto de sempre — 1.302 a 16 abril.

No que toca a novas infeções, este foi o segundo pior dia desde o início da pandemia. Para encontrar um número superior é preciso recuar a 16 de outubro (2.608 infeções).

As autoridades de saúde têm 55.882 pessoas em vigilância, menos 244 do que na terça-feira. A DGS revela ainda que estão ativos 40.804 casos, mais 1.179 que na terça-feira.

Em conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia, o secretário de Estado da Saúde Diogo Serras Lopes afirma que o país está a atravessar um “momento de grande preocupação”, com a evolução da pandemia não só em Portugal como noutros países.

“O aumento do número de casos nas últimas semanas coloca e continuará a colocar uma pressão significativa sobre todo o sistema de saúde e em particular, nesta fase, sobre a saúde pública”, disse o governante, garantindo, contudo, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “está preparado para continuar a expandir a capacidade”.

“A taxa de ocupação de camas covid é, em termos nacionais, de 72%”, com maior incidência no norte, onde é 76%. Nas camas de cuidados intensivos dedicadas a covid, havia uma taxa de ocupação de 71% a nível nacional – no norte 76%”.

#O SNS está preparado para continuar a expandir a capacidade“, garantiu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …