“Fiquem em casa”. Celebrações em Fátima vão ter menos de cem pessoas

Paulo Cunha / Lusa

As celebrações do 13 de maio vão ter menos de cem participantes. O Santuário de Fátima desafiou os peregrinos a acenderem uma vela em casa esta terça-feira à noite.

De acordo com o semanário Expresso, o Santuário de Fátima garantiu que “não chegará a uma centena” o número de pessoas presentes no recinto. Não haverá convidados e só serão admitidos jornalistas para a cobertura do acontecimento, desde que previamente acreditados junto da Sala de Imprensa.

Apesar de todas as celebrações se realizarem ao ar livre, os participantes vão manter as distâncias de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde sendo, por isso, dispensado o uso de máscara durante as cerimónias religiosas.

O Santuário de Fátima desafiou os peregrinos a acenderem uma vela nas janelas das suas casas na noite desta terça-feira, a partir das 21h30, no começo de uma peregrinação sem peregrinos devido à pandemia de covid-19.

“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração, em que o caminho não é físico, mas interior”, afirmou o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, citado numa nota de imprensa.

Nessa nota, o Santuário desafia todos os peregrinos a acenderem uma vela esta noite, no momento em que começam as celebrações de uma peregrinação “atípica”, “repetindo assim um dos gestos mais icónicos de Fátima”.

Pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços, na sequência das decisões sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde face à pandemia da covid-19.

“Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, afirmou o reitor, reiterando o apelo aos peregrinos para que fiquem em casa e evitem deslocações até ao Santuário, que estará com os seus acessos fechados.

A peregrinação vai começar hoje, às 21h30, a partir da Capelinha das Aparições, com transmissão em www.fatima.pt, assim como no canal de YouTube e na página de Facebook do Santuário.

As celebrações vão decorrer no Recinto de Oração, apenas com a presença de pessoas diretamente implicadas nos diferentes momentos da peregrinação. Após a oração do rosário, seguir-se-á a Procissão de Velas, desta feita num trajeto mais curto.

No dia 13, a oração do rosário começa às 09h00, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração da missa, presidida pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, terminando as celebrações com a Procissão do Adeus.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.