Sobe para 126 o número de estudantes de Erasmus infetados no Porto

Manuel de Sousa / Wikimedia

Reitoria da Universidade do Porto, na “Praça dos Leões”

Subiu para 126 o número de estudantes do programa de Erasmus infetados com covid-19 no Porto, sendo que 82 são da Universidade do Porto, 29 do Instituto Politécnico, e 15 da Católica.

Numa resposta enviada à Lusa, o gabinete de comunicação da Universidade do Porto adiantou que foram detetados mais dois casos positivos de estudantes do programa Erasmus (de mobilidade académica entre estudantes de todo o mundo), passando de 80 para 82 o número de infetados.

Também o gabinete de comunicação do IPP disse na quarta-feira que foram detetados mais cinco casos positivos entre estudantes de Erasmus, passando de 24 para 29 o número de infetados do programa de mobilidade neste estabelecimento de ensino. Nesta instituição foram estão também infetados sete estudantes nacionais.

Na terça-feira, a Universidade Católica Portuguesa revelou que foram detetados 15 casos positivos de estudantes do programa de mobilidade Erasmus no seu campus do Porto e que os contágios “foram contraídos fora das instalações”.

Num comunicado divulgado na quinta-feira à noite, a Universidade do Porto esclareceu que os seus casos positivos se “distribuem por várias faculdade e vários cursos”. Isto “reforça a convicção das autoridades de saúde de que o contágio ter-se-á dado fora do contexto de aulas ou de outras atividades no interior da universidade”, acrescentou.

Contabilizando estas três instituições, existem 126 alunos do programa Erasmus infetados a estudar no Porto.

Testes serológicos na Universidade do Porto

Apesar de esta semana ter havido um aumento de casos na Universidade do Porto, a instituição de ensino garantiu ao Expresso que cumpriu todas normas para que o início do ano letivo decorresse sem novas infeções, sendo que arrancou as aulas com um rastreio serológico a todos os estudantes e deve continuar a fazê-lo.

Os testes são voluntários e gratuitos. Após a picada no dedo, e cerca de dez minutos depois, o estudante saberá se já produziu anticorpos específicos para este vírus (das classes IgM e IgG ), e, no caso de resposta afirmativa, se a infeção é recente ou antiga.

Segundo o Expresso, o objetivo do estudo epidemiológico, liderado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), é aferir o grau de exposição da comunidade académica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …

Há uma geringonça (sem Bloco) a discutir quinzenalmente a execução orçamental

No ano passado, a abstenção do PCP de um empurrão na aprovação do Orçamento do Estado. O partido de Jerónimo de Sousa não desiste de exercer influência e de se consolidar como parceiro do Governo, …

Um jogo tem hora e meia, mas em Portugal só se jogam, em média, 49 minutos

Esta época, em média, o tempo útil de jogo na primeira divisão portuguesa é de apenas 49,26 minutos. Os árbitros são bodes expiatórios deste registo. Dizem as regras do futebol que um jogo tem 90 minutos, …

Governo não tem "qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce"

O ministro das Infraestruturas garantiu, esta quinta-feira, que "o Governo não tem qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce", dizendo acreditar que "o acionista privado vai compreender" que tem de dar garantias à TAP para receber …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Jogador mais caro da história do FC Porto vai reforçar o Portimonense

O FC Porto pagou 20 milhões de euros por Giannelli Imbula em 2015. O médio franco-congolês prepara-se agora para assinar pelo Portimonense como jogador livre. Giannelli Imbula está esta sexta-feira em Portimão para assinar contrato com …

Medina, ameaçado pela união das direitas, segura-se ao voto útil para ganhar Lisboa

Fernando Medina tem um duro desafio pela frente, depois de a direita ter dado as mãos em Lisboa, numa megacoligação encabeçada por Carlos Moedas. O socialista Fernando Medina está a ser ameaçado pela união da direita, …

Antigo manual egípcio revela novos detalhes sobre a mumificação

Uma equipa de investigadores descobriu um papiro médico com 3.500 anos que permitiu ajudar a recriar o processo de embalsamento para preparar os antigos egípcios para a vida após a morte. Este é o mais …

Lewandowski investigado por fuga ao fisco nos rendimentos publicitários

O polaco Robert Lewandowski, eleito pela FIFA melhor futebolista em 2020, não pagou impostos pelos seus rendimentos publicitários até 2016, de acordo com uma investigação revelada hoje pela revista Der Spiegel. Segundo a publicação germânica, que …