12 apurados para uma Taça da Liga diferente

FPF

Taça da Liga

Neste domingo ficou fechada a lista das formações que vão estar na fase de grupos de uma Taça da Liga distinta das anteriores.

Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, o futebol nacional foi preenchido (além da Supertaça conquistada pelo Sporting) por jogos da Taça da Liga, que fecharam a lista das 12 equipas que vão participar na fase de grupos.

Ainda na sexta-feira, e porque vai participar nas competições europeias nesta semana, o Paços de Ferreira foi a primeira formação a apurar-se, levando a melhor sobre o Gil Vicente apenas nas grandes penalidades.

Neste domingo, e já com adeptos nos estádios, realizaram-se os outros sete encontros. O Penafiel inaugurou o programa ao afastar o Estrela da Amadora.

O Famalicão venceu o Estoril, o Santa Clara afastou o Farense nas grandes penalidades, o Rio Ave ganhou em Arouca, o Sporting da Covilhã eliminou o Mafra, o Vitória SC derrotou o Casa Pia e, para fechar o calendário desta fase, o Boavista derrotou o Portimonense.

Equipas apuradas: Paços de Ferreira, Penafiel, Famalicão, Santa Clara, Rio Ave, Sporting da Covilhã, Vitória de Guimarães, Boavista e as quatro primeiras classificadas da última I Liga – Sporting, FC Porto, Benfica e Sporting de Braga. Nove representantes da I Liga e três da II Liga.

Formatos diferentes

A fase de grupos desta Taça da Liga será diferente das 11 edições anteriores. Desde 2010/11 as melhores equipas juntavam-se em quatro grupos com quatro clubes em cada grupo. Exceção para a edição de 2014/15, quando participaram 18 equipas: dois grupos com quatro e dois grupos com cinco emblemas.

A Taça da Liga, tal como quase todas as competições criadas há pouco tempo, tem experimentado diversos formatos.

Começou em 2007/08, com quatro eliminatórias até ficar um grupo de somente quatro equipas. As duas primeiras disputaram a final dessa edição inaugural.

As duas edições seguintes foram diferentes. Tiveram uma eliminatória, depois uma primeira fase de grupos com seis grupos de três equipas cada e, mais tarde, a sequência era igual à atual: fase de grupos com 12 equipas divididas em três grupos, seguida por meias-finais e final.

A partir de 2010/11 e até 2020/21, como já foi mencionado, havia espaço para quatro grupos com quatro equipas cada; por vezes com fase de grupos anterior, noutras temporadas só com eliminatórias prévias.

Nesta época os “grandes” e os restantes nove apurados terão menos um jogo para realizar: só vão entrar em campo duas vezes (e não três) durante a fase de grupos.

O sorteio da fase de grupos ainda não tem data confirmada. As meias-finais e a final vão ser disputadas em Leiria.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.