115 anos depois, a Máquina de Anticítera continua a ser um enigma

wikimedia

Fragmento principal da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Fragmento principal da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Considerada uma das mais importantes descobertas arqueológicas dos nossos tempos, a Máquina de Anticítera continua a ser um grande mistério, passados 115 anos desde que foi encontrada ao largo de uma ilha grega.

O artefacto com dois mil anos, também conhecido por Mecanismo de Antikythera, é considerado o primeiro “computador” analógico do mundo que seria usado para observações astronómicas. Mas as certezas em torno da sua existência são bem menos do que as dúvidas.

Foi encontrado por mergulhadores a 17 de Maio de 1902, submerso a 43 metros de profundidade, ao lado de estátuas e outros objectos antigos, ao largo da costa da ilha grega de Antikythera, de onde lhe  vem o nome.

Estava entre os destroços de uma galé romana que terá naufragado há dois mil anos, quando o Império Romano começou a conquistar as colónias gregas no Mediterrâneo. Acredita-se que faria parte dos objectos saqueados pelos romanos que o levariam para Roma.

Giovanni Dall'Orto / wikimedia

Réplica moderna da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Réplica moderna da Máquina de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).

Capaz de prever eclipses

Muitos investigadores estudaram o intrigante objecto, estimando que terá sido fabricado por volta de 87 a.C., mas ninguém soube ainda explicar com exactidão porque é que terá sido criado.

Danificado e partido em vários pedaços, não foi fácil determinar a sua função. A ideia mais viável, sugerida em 1971 pelo norte-americano Derek Price, aponta que o Mecanismo de Antikythera era uma espécie de calculadora astronómica, uma invenção que seria muito avançada para a sua época.

Os símbolos nele gravados fazem referência a dias, meses e signos do Zodíaco, incluindo 30 engrenagens e três mostradores que, segundo uma análise feita em 2005, através de um tomógrafo digital, simulavam os movimentos do sol, da lua e de cinco planetas.

Nesse mesmo ano, ficou provado que o dispositivo era capaz de prever eclipses solares e lunares, de mapear a posição de planetas e até de sinalizar os próximos Jogos Olímpicos.

“Essencialmente, foi a primeira vez que a raça humana criou um computador“, considera o matemático Tony Freeth, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, em declarações divulgadas pela BBC.

“É incrível como um cientista daquela época descobriu como usar engrenagens para rastrear os complexos movimentos da lua e dos planetas”, acrescenta Freeth.

Uma invenção de Arquimedes?

A Máquina de Anticítera é tão surpreendente e desconcertante que só 1,5 mil anos depois dela, se pode encontrar algo parecido, na Europa, na forma dos primeiros relógios mecânicos astronómicos.

Toda essa genialidade do mecanismo reporta para Arquimedes, o mais brilhante dos matemáticos e engenheiros gregos, considerado o cientista mais importante da Antiguidade clássica, que determinou a distância da Terra à Lua, descobriu como calcular o volume de uma esfera e o número fundamental p (Pi).

“Só um matemático brilhante como Arquimedes poderia ter desenhado a Máquina de Anticítera”, diz Freeth.

Acredita-se que o artefacto, que pode ter sido feito na Ilha de Rodes, não seria caso isolado e que haveria outros exemplares semelhantes, embora a Máquina de Anticítera seja o único exemplar encontrado até agora.

Mas o mistério em torno desta “máquina extraordinária”, realça o site do Projecto de Pesquisa do Mecanismo de Antikythera, continua a espantar a comunidade científica mundial e está longe de ser desvendado.

A Máquina de Anticítera original está exposta no Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia. Há também réplicas funcionais do mecanismo exibidas noutros locais, nomeadamente no Museu do Computador de Bozeman, em Montana, EUA.

ZAP // BBC / HypeScience

 

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estado de saúde de José Eduardo dos Santos piorou "significativamente"

A situação clínica do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, agravou-se "significativamente" nos últimos dias, de tal forma que não vai marcar presença em qualquer evento da campanha eleitoral. A notícia é avançada pelo jornal …

"O Banco de Portugal é que criou os lesados do BES"

Ricardo Salgado entra ao ataque na primeira grande entrevista concedida depois da queda do BES, há três anos. O ex-banqueiro responsabiliza o Banco de Portugal por haver lesados e ataca Passos Coelho e o primo …

Duterte não vai aos EUA porque "já viu a América e não presta"

O Presidente das Filipinas declarou que nunca irá visitar os Estados Unidos enquanto for chefe de Estado, afirmando que “já viu a América e não presta”. Rodrigo Roa Duterte fez o mais recente ataque verbal contra …

André Ventura promete criar "um exército de protecção" em Loures

A segurança é o ponto forte do candidato do PSD à Câmara de Loures. E depois das críticas contra a comunidade cigana, André Ventura promete agora, criar um "exército de protecção" para a cidade. Em entrevista …

Mistério da carta de Abraham Lincoln terá sido finalmente resolvido

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa "Carta Bixby", datada da era da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas afinal, não terá sido ele a escrevê-la. Conhecida como a …

Polícia evitou ataque terrorista contra o Papa em Fátima

Um cidadão marroquino casado com uma bombeira portuguesa terá planeado um ataque terrorista contra o Papa Francisco, durante a sua visita a Fátima, no passado mês de Maio, mas acabou por ser neutralizado pela polícia. A …

Lista oficial de mortes de Pedrógão exclui 65.ª vítima (e pode haver mais)

O número de mortes causadas pelo incêndio de Pedrógão Grande terá ultrapassado as 64 vítimas anunciadas oficialmente. Haverá uma 65ª vítima mortal, e é possível que haja mais. A informação foi apurada pelo Expresso, que na …

Henrique Neto arrasa António Costa e abandona o PS

O antigo deputado, dirigente socialista e candidato à presidência Henrique Neto vai abandonar o Partido Socialista, em desacordo com António Costa, que considera "um bom executante da política à portuguesa e um erro de casting …

Chefe da polícia de Minneapolis demite-se após morte de australiana

A chefe da polícia da cidade norte-americana de Minneapolis demitiu-se na sexta-feira a pedido da presidente da câmara, depois de a polícia ter morto a tiro uma mulher desarmada. A australiana Justine Damond, professora de ioga …

Homens actuais têm na saliva vestígios de espécie ‘fantasma’ de humanos primitivos

Uma investigação encontrou na saliva de homens actuais pistas que indicam que houve um cruzamento entre humanos primitivos e um parente antigo enigmático. Estudos anteriores já tinham apontado que os antepassados dos humanos modernos se tinham …