Falta de operadores lança o caos no 112

A Central do Sul do 112, que serve nove distritos, está a funcionar com pouco mais de um terço dos operacionais que deveria ter ao serviço.

Em agosto, a Central do Sul do 112, que serve nove distritos do país, terá apenas quatro operadores para todas as chamadas de emergência, cerca de dez mil por dia. A falta de recursos humanos está a levar a um aumento do tempo de resposta. A média deveria ser de seis segundos, mas há quem fique três minutos à espera, denuncia o Correio da Manhã.

O ideal seria que cada turno da Central Sul do 112 tivesse 12 pessoas em cada um dos três turnos diários. No entanto, em muitos deles, só tem quatro operadores para atender as chamadas de emergência. Este foi o cenário dos primeiros dias do mês, com as temperaturas a baterem recordes e o número de incêndios a aumentar.

Segundo o diário, a Central do Sul funcionou apenas com quatro, cinco ou seis pessoas por turno, quando o ideal seriam 12 para atender as chamadas de emergência feitas para o 112 a partir dos distritos de Santarém, Portalegre, Évora, Faro, Beja, Castelo Branco e Leiria, Lisboa e Setúbal.

A falta de pessoal está a fazer com que o tempo de resposta seja maior. Além disso, para agravar a situação, cerca de 75% das chamadas não são emergência.

Paulo Rodrigues, presidente da da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, afirmou ao CM que já levaram a questão ao Ministério da Administração Interna (MAI), mas que nada foi feito. “Já levámos esta questão ao MAI, mas até agora nada foi feito e a situação até se agravou. Falta investimento em meios humanos naquilo que é um ponto nevrálgico de todo o sistema de socorro”, denunciou.

César Nogueira, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda/GNR, referiu ainda que se não fossem os voluntários a cobrir as falhas, a situação era muito pior.

Ao jornal, o Ministério da Administração Interna esclareceu que “o serviço é gerido de modo a que nos turnos com menos movimento esteja um menor número de operadores em atividade”, acrescentando que “está a decorrer um novo processo de recrutamento junto da GNR”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …