Detetadas 109 substâncias químicas “misteriosas” em grávidas. 55 nunca foram vistas em humanos

Um novo estudo detetou 109 substâncias químicas em mulheres grávidas, 55 das quais nunca antes vistas em humanos e 42 de fontes desconhecidas.

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, encontraram as substâncias químicas no sangue das mulheres e também no dos seus bebés recém-nascidos, o que significa que estas podem ter chegado às crianças através da placenta.

A equipa sugere que o mais provável é que as substâncias químicas sejam provenientes de fontes industriais e de produtos de consumo.

Tracey Woodruff, professora de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas da UCSF afirma que “estes produtos químicos estão, provavelmente, no corpo das pessoas há bastante tempo, mas só com esta nova tecnologia é possível identificá-los”.

A especialista frisa que “é alarmante que se continue a ver certos produtos químicos a viajarem de mulheres grávidas para os seus filhos, o que significa que estes elementos tóxicos podem estar connosco durante várias gerações”.

Segundo o estudo, as substâncias químicas podem ser classificadas provisoriamente através do uso de arquivos de produtos químicos, mas a confirmação da sua identidade requer acesso a “produtos químicos puros”. Contudo, nem sempre os fabricantes permitem o acesso a estes.

Dimitri Panagopoulos Abrahamsson, da Universidade da Califórnia, refere que “as novas tecnologias são promissoras para nos permitir identificar mais produtos químicos nas pessoas, mas os resultados do estudo também deixam claro que os fabricantes de produtos químicos precisam de fornecer padrões analíticos para que seja possível confirmar a presença de produtos químicos e avaliar a sua toxicidade”.

Como é descrito no estudo, dos 109 produtos químicos encontrados, 40 são usados para tornar os materiais mais flexíveis, 28 em cosméticos, 25 em produtos de consumo, 29 como produtos farmacêuticos, 23 como pesticidas e 3 como retardadores de fogo.

Sete são compostos de PFAS, que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) declara serem “um grupo de produtos químicos sintéticos”, que foram “fabricados e usados numa variedade de indústrias ao redor do mundo, inclusive nos Estados Unidos, desde os anos 1940”.

Entre outras coisas, os compostos PFAS são usados em carpetes e estofos. Os investigadores acreditam que os produtos químicos também podem ter outros usos e que estão presentes em vários utensílios do dia a dia.

Dos 55 produtos químicos não encontrados anteriormente em humanos, um é usado como pesticida, enquanto dois são PFAS que “mais provavelmente são usados ​​na fabricação de panelas antiaderentes e tecidos impermeáveis”, revela a Universidade da Califórnia.

De acordo com o SciTechDaily, dez são usados ​​como plastificantes, que podem ser encontrados em embalagens de alimentos, pratos de papel e pequenos eletrodomésticos, dois desses são ainda usados ​​em cosméticos e quatro são produtos químicos de alto volume de produção.

“É muito preocupante não sermos capazes de identificar os usos ou fontes de muitos desses produtos químicos”, diz Woodruff, acrescentando que “a EPA deve fazer um trabalho melhor para exigir que a indústria química padronize os seus relatórios de compostos químicos e os seus usos”.

Um porta-voz da EPA disse ao The Independent que a agência irá revisar o estudo, pois valoriza “a utilização da ciência nos processos de tomada de decisão”.

O estudo foi publicado, a 16 de março, na Environmental Science & Technology.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …