Detetadas 109 substâncias químicas “misteriosas” em grávidas. 55 nunca foram vistas em humanos

Um novo estudo detetou 109 substâncias químicas em mulheres grávidas, 55 das quais nunca antes vistas em humanos e 42 de fontes desconhecidas.

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, encontraram as substâncias químicas no sangue das mulheres e também no dos seus bebés recém-nascidos, o que significa que estas podem ter chegado às crianças através da placenta.

A equipa sugere que o mais provável é que as substâncias químicas sejam provenientes de fontes industriais e de produtos de consumo.

Tracey Woodruff, professora de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas da UCSF afirma que “estes produtos químicos estão, provavelmente, no corpo das pessoas há bastante tempo, mas só com esta nova tecnologia é possível identificá-los”.

A especialista frisa que “é alarmante que se continue a ver certos produtos químicos a viajarem de mulheres grávidas para os seus filhos, o que significa que estes elementos tóxicos podem estar connosco durante várias gerações”.

Segundo o estudo, as substâncias químicas podem ser classificadas provisoriamente através do uso de arquivos de produtos químicos, mas a confirmação da sua identidade requer acesso a “produtos químicos puros”. Contudo, nem sempre os fabricantes permitem o acesso a estes.

Dimitri Panagopoulos Abrahamsson, da Universidade da Califórnia, refere que “as novas tecnologias são promissoras para nos permitir identificar mais produtos químicos nas pessoas, mas os resultados do estudo também deixam claro que os fabricantes de produtos químicos precisam de fornecer padrões analíticos para que seja possível confirmar a presença de produtos químicos e avaliar a sua toxicidade”.

Como é descrito no estudo, dos 109 produtos químicos encontrados, 40 são usados para tornar os materiais mais flexíveis, 28 em cosméticos, 25 em produtos de consumo, 29 como produtos farmacêuticos, 23 como pesticidas e 3 como retardadores de fogo.

Sete são compostos de PFAS, que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) declara serem “um grupo de produtos químicos sintéticos”, que foram “fabricados e usados numa variedade de indústrias ao redor do mundo, inclusive nos Estados Unidos, desde os anos 1940”.

Entre outras coisas, os compostos PFAS são usados em carpetes e estofos. Os investigadores acreditam que os produtos químicos também podem ter outros usos e que estão presentes em vários utensílios do dia a dia.

Dos 55 produtos químicos não encontrados anteriormente em humanos, um é usado como pesticida, enquanto dois são PFAS que “mais provavelmente são usados ​​na fabricação de panelas antiaderentes e tecidos impermeáveis”, revela a Universidade da Califórnia.

De acordo com o SciTechDaily, dez são usados ​​como plastificantes, que podem ser encontrados em embalagens de alimentos, pratos de papel e pequenos eletrodomésticos, dois desses são ainda usados ​​em cosméticos e quatro são produtos químicos de alto volume de produção.

“É muito preocupante não sermos capazes de identificar os usos ou fontes de muitos desses produtos químicos”, diz Woodruff, acrescentando que “a EPA deve fazer um trabalho melhor para exigir que a indústria química padronize os seus relatórios de compostos químicos e os seus usos”.

Um porta-voz da EPA disse ao The Independent que a agência irá revisar o estudo, pois valoriza “a utilização da ciência nos processos de tomada de decisão”.

O estudo foi publicado, a 16 de março, na Environmental Science & Technology.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …