100 novas contratações é a resposta do Governo à convocatória de greve no SEF

Tiago Petinga / Lusa

O sindicato aponta a falta de inspetores como causa para os atrasos e congestionamento dos serviços de controlo de passaportes nos aeroportos, em especial de Lisboa. Governo avança com contratações só para o ano.

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF) do SEF entregou nesta sexta-feira ao Ministério da Administração Interna um pré-aviso de greve para uma paralisação de dois dias, numa altura em que a falta de efetivos, com destaque para o aeroporto de Lisboa, tem provocado atrasos e congestionamento dos serviços.

Segundo o Público, o Ministério da Administração Interna fez saber que não comenta o anúncio do protesto. Mas avançou que vai contratar 100 inspetores por concurso externo no próximo ano. O SEF já tinha pedido à tutela o ingresso de 100 profissionais no ano passado e no início deste ano reivindicou 200.

A questão, para Acácio Pereira, presidente do SCIF, que na sexta-feira disse desconhecer a intenção governamental de contratar uma centena de profissionais, é se este concurso estará previsto no Orçamento de Estado do próximo ano ou terá que aguardar depois pelo “sim” das Finanças.

“Enquanto não houver um vínculo para nós vale zero”, afirma. “Só aceitamos factos, o resto são suposições.”

A principal reivindicação desta greve é a “abertura imediata” do concurso para admissão de 200 novos profissionais. O SEF está “sem pessoal para dar conta da crescente chegada de pessoas ao país”, sublinha Acácio Pereira.

Num momento que considera “crítico para a segurança do país e da Europa“, o dirigente sindical acredita que é necessário um reforço do número de inspectores “para garantir o mínimo de funcionalidade do serviço”. Um problema confirmado pela direcção do SEF.

Na semana passada, a diretora nacional Luísa Maia Gonçalves, considerou que era “imprescindível um reforço” de todas as carreiras deste serviço de segurança.

O recém-criado Sindicato dos Inspectores e Investigação do SEF desmarcou-se da posição de Acácio Pereira. Em comunicado, o seu presidente, Renato Mendonça, considera “extemporânea” uma greve marcada para “o momento em que se iniciaram as conversações com a tutela para a nova lei orgânica do SEF”.

Acrescenta que uma “greve agora pode servir outros interesses mas não serve os interesses dos trabalhadores nem dos cidadãos”.

A concretizarem-se os dois dias de greve, deverão ser decretados serviços mínimos, que estão a ser negociados entre o sindicato e a tutela.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …