100 figuras públicas apoiam movimento pró-eutanásia

O Movimento Direito a Morrer com Dignidade apresenta, neste sábado, o manifesto onde defende a legalização da eutanásia e do suicídio medicamente assistido e com o apoio de 100 figuras públicas.

Os nomes da ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, do ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio, do músico Sérgio Godinho, do apresentador de televisão Manuel Luís Goucha, do médico Júlio Machado Vaz, do cineasta António Pedro Vasconcelos e do investigador Alexandre Quintanilha são alguns dos que constam deste manifesto pró-eutanásia.

Também o ex-candidato presidencial Sampaio da Nóvoa, a deputada bloquista Mariana Mortágua, o comentador político Pacheco Pereira e a actriz Ana Zanatti são signatários deste manifesto.

“Conseguimos ter pessoas de vários quadrantes e conhecidas dos portugueses. Assim, já não se pode dizer que [os apoiantes] são meia dúzia de radicais ou de lunáticos. Estas pessoas são cultas, informadas, sabem que existem cuidados paliativos”, destaca uma das fundadoras do movimento, a ex-professora da Universidade do Minho Laura Ferreira dos Santos, em declarações ao Público.

O movimento foi criado em Novembro de 2015 por esta doutorada em Filosofia que tem vários livros escritos sobre o assunto e pelo médico nefrologista João Ribeiro Santos.

O objectivo é permitir às pessoas em pleno uso das suas faculdades mentais a possibilidade de decidir morrer, caso estejam perante uma doença incurável e/ou em situações de extremo sofrimento.

“É um direito do doente que sofre e a quem não resta outra alternativa, por ele tida como aceitável ou digna, para pôr termo ao seu sofrimento”, escreve-se no manifesto, conforme cita o Público, definindo a situação como “uma última liberdade, um último pedido que não se pode recusar a quem se sabe estar condenado“.

Na Europa, o suicídio medicamente assistido só está legalizado na Holanda, na Bélgica e no Luxemburgo. Na Suíça há a despenalização deste tipo de situações, não havendo punições para os envolvidos.

ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. A eutanásia não é assunto para estas pessoas dicidirem, é um assunto sério demais para ser dicidido por politicos e estrelas de televisão.

RESPONDER

-

Temporada final de Guerra dos Tronos é a mais curta… e é mesmo curta

Já só faltam duas temporadas para o final de Guerra dos Tronos, e não serão muito compridas. A sétima terá sete episódios, e a oitava e final terá apenas seis, confirma a revista Entertainment Weekly. A oitava …

-

FARC sugerem adiar entrega das armas até à concretização total do acordo de paz

Os guerrilheiros das FARC, que se reuniram hoje numa zona rural da Colômbia, consideraram que após 53 anos de guerra devem adiar por alguns meses a entrega das armas, e confirmar previamente o sucesso do …

O presidente brasileiro, Michel Temer

Temer perde apoio de quatro partidos na Câmara dos Deputados

O presidente do Brasil já perdeu o apoio de quatro dos partidos que formam a sua base de apoio político na Câmara dos Deputados desde o início da crise política, motivada pelo seu alegado envolvimento …

-

11.ª dobradinha. Benfica fecha época com chave de ouro

O Benfica fechou hoje a época com ‘chave de ouro', ao vencer a Taça de Portugal de futebol pela 26.ª vez, após bater o Vitória de Guimarães, por 2-1, juntando a ‘prova rainha' ao tetracampeonato. Raúl …

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia

Ministro da Economia espera subida no "rating" de Portugal a partir deste ano

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje esperar que as agências de notação financeira melhorem o 'rating' de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego …

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Soldados filipinos podem violar "até três mulheres", diz Duterte

O presidente filipino Rodrigo Duterte foi criticado por fazer uma piada durante um discurso sobre possíveis abusos cometidos ao abrigo da lei marcial. "Se vocês falharem, eu também falharei. Mas serei o responsável por esta lei marcial, …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Kim Jong-Un supervisiona testes de novo sistema de defesa antiaéreo

O líder da Coreia do Norte supervisionou os testes de um novo sistema de defesa antiaéreo e ordenou a sua produção em massa para o implantar em todo o país asiático, informou a agência de …

-

EUA desenvolvem avião hipersónico secreto

O Pentágono planeia lançar um avião experimental hipersónico secreto que pode funcionar como um foguete, segundo informa o jornal britânico The Independent. A DARPA – Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa, em parceria com …

-

Sindicato da ASAE ameaça pôr Ministério da Economia em tribunal

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASFASAE), reunida no sábado em Lisboa, aprovou “intentar, no imediato”, uma ação judicial contra o Ministério da Economia para pedir indemnizações para os inspetores. A violação do princípio constitucional …

A nova camada de placas tectónicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectónicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectónicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …