100 figuras públicas apoiam movimento pró-eutanásia

O Movimento Direito a Morrer com Dignidade apresenta, neste sábado, o manifesto onde defende a legalização da eutanásia e do suicídio medicamente assistido e com o apoio de 100 figuras públicas.

Os nomes da ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, do ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio, do músico Sérgio Godinho, do apresentador de televisão Manuel Luís Goucha, do médico Júlio Machado Vaz, do cineasta António Pedro Vasconcelos e do investigador Alexandre Quintanilha são alguns dos que constam deste manifesto pró-eutanásia.

Também o ex-candidato presidencial Sampaio da Nóvoa, a deputada bloquista Mariana Mortágua, o comentador político Pacheco Pereira e a actriz Ana Zanatti são signatários deste manifesto.

“Conseguimos ter pessoas de vários quadrantes e conhecidas dos portugueses. Assim, já não se pode dizer que [os apoiantes] são meia dúzia de radicais ou de lunáticos. Estas pessoas são cultas, informadas, sabem que existem cuidados paliativos”, destaca uma das fundadoras do movimento, a ex-professora da Universidade do Minho Laura Ferreira dos Santos, em declarações ao Público.

O movimento foi criado em Novembro de 2015 por esta doutorada em Filosofia que tem vários livros escritos sobre o assunto e pelo médico nefrologista João Ribeiro Santos.

O objectivo é permitir às pessoas em pleno uso das suas faculdades mentais a possibilidade de decidir morrer, caso estejam perante uma doença incurável e/ou em situações de extremo sofrimento.

“É um direito do doente que sofre e a quem não resta outra alternativa, por ele tida como aceitável ou digna, para pôr termo ao seu sofrimento”, escreve-se no manifesto, conforme cita o Público, definindo a situação como “uma última liberdade, um último pedido que não se pode recusar a quem se sabe estar condenado“.

Na Europa, o suicídio medicamente assistido só está legalizado na Holanda, na Bélgica e no Luxemburgo. Na Suíça há a despenalização deste tipo de situações, não havendo punições para os envolvidos.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A eutanásia não é assunto para estas pessoas dicidirem, é um assunto sério demais para ser dicidido por politicos e estrelas de televisão.

RESPONDER

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …