100 docentes ainda por colocar

ywel / SXC

-

As listas dos professores colocados nos 4.368 horários pedidos pelas escolas foram hoje divulgadas e deixam de fora cerca de cem docentes que tinham sido colocados na primeira Bolsa de Colocação de Escola (BCE), revelou o Ministério da Educação.

Segundo o gabinete de comunicação do Ministério da Educação e Ciência (MEC), foram hoje “publicadas as listas de colocação de docentes, no âmbito da Reserva de Recrutamento 03 (RE3), e notificados os candidatos e as escolas em relação aos horários atribuídos na sequência da Bolsa de Contratação de Escola 02 (BCE2)”.

No total, foram colocados à disposição dos professores 4.368 horários da Reserva de Recrutamento 3 e da BCE2.

“Estavam disponíveis nestes dois procedimentos concursais novos horários solicitados pelas escolas até ao início desta semana, bem como outros não preenchidos em procedimentos anteriores”, refere o MEC.

Dos 1.460 horários disponibilizados pela RE3, foram preenchidos 1.056 por professores contratados e outros 308 foram transferidos para a BCE2. Ou seja, ficaram ainda por preencher 96 horários.

Já no caso da BCE2, foram disponibilizados 3.216 horários e preenchidos 2.997, sendo que, destes, alguns poderão ficar vazios, já que os professores podiam concorrer a mais do que um horário e poderão agora recusar uma colocação.

A polémica em torno dos erros detetados na primeira BCE, que acabou por ser anulada, levou a que cerca de 150 professores colocados ficassem sem escola atribuída.

Segundo o Ministério, cerca de cem desses docentes vão continuar sem colocação: “Dos candidatos erradamente colocados na primeira BCE e que não obtiveram colocação após a correção da mesma, na semana passada, permanecem cerca de uma centena”, refere o MEC.

No entanto, o Ministério diz que alguns destes professores poderão ainda obter colocação nos procedimentos seguintes, em lugares que venham a não ser ocupados, decorrentes da aceitação de colocação por outros docentes ou nas necessidades que as escolas vierem entretanto a declarar.

“As futuras colocações destinam-se a dar continuidade à colocação através do processo de Bolsa de Contratação de Escola e a resolver situações pontuais que possam surgir por motivo de baixas médicas ou outros”.

Segundo as contas do Ministério, depois destes dois procedimentos concursais continuam 312 professores dos quadros sem componente letiva.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …