/

Os 10 países com menos habitantes

Foto di Spalle / Flickr

Cidade do Vaticano

Não pense que só há locais exóticos nesta lista: quatro das nações são na Europa.

Há quem se recuse chamar países a alguns dos nomes que se seguem. Prefere “cidade-Estado”, “principado” ou simplesmente “território”.

A BBC juntou tudo e recordou a lista dos 10 países com menos habitantes, em todo o mundo. São todos reconhecidos na Organização das Nações Unidas.

É uma lista particularmente interessante para quem gosta de locais mais pequenos, ou no mínimo tem curiosidade em experimentar uma zona sossegada, mais pequena, com pouca gente.

10. Dominica

73 mil pessoas habitam neste local – que não é a República Dominicana. São 751 quilómetros quadrados (km²) na região Caribe, entre Porto Rico e Trinidad e Tobago. Foram anos de domínio do Reino Unido e foi mesmo o último dos países caribenhos colonizados pelos europeus. É independente apenas desde 1978.

9. São Cristóvão e Neves

Quase 48 mil pessoas nestas duas ilhas tropicais. É o menor país do Hemisfério Ocidental. Uma área de 261km² que só é independente há 40 anos. A ilha Neves tentou separar-se de São Cristóvão em 1998 mas esse referendo disse “não” à independência.

8. Ilhas Marshall

Praticamente 42 mil pessoas vivem perto Atol de Bikini, local muito conhecido pelos seus testes nucleares nesta zona da Oceania. São cinco ilhas principais e 29 atóis de coral (total de 1.225 ilhotas e ilhas). Tudo junto dá… 181 km².

7. Liechtenstein

Quase 40 mil pessoas nesta estreia da Europa. Habitual adversário de Portugal no futebol, os seus 160 km² são mais famosos pelas paisagens e montanhas. Mas não há costa litoral por perto – nem em nenhum país com os quais faz fronteira.

6. Mónaco

36 mil pessoas na terra da “corrida da Fórmula 1”. É o segundo território independente mais pequeno do planeta: 2 km². E é o país com maior densidade populacional.

5. San Marino

Quase 34 mil pessoas na terceira nação europeia consecutiva nesta lista. E outra nação montanhosa, entre os seus 61 km² (terceiro menor país da Europa). Mas é a república mais antiga do mundo e tem uma arquitectura medieval famosa.

4. Palau

18 mil pessoas num local colonizado desde 1000 a.C.. São 340 ilhas e apenas 459km². Votou contra a adesão aos Estados Federados da Micronésia em 1978.

3. Nauru

Mais de 12 mil habitantes. Já no pódio, ao sul das Ilhas Marshall, é uma pequena ilha na Oceania. Apenas 21km², o terceiro país mais pequeno. Era uma espécie de paraíso fiscal até 2005.

2. Tuvalu

11 mil habitantes e nove atóis de coral no sul do Oceano Pacífico. Mais um micro-país na Oceania: 26 km². Lado negativo: é um dos países mais afetados pelas alterações climáticas e pelo aumento do nível do mar.

1. Cidade do Vaticano

517 pessoas vivem na nação mais pequena do planeta: 440 m²… Muitos dirão que esses 517 habitantes serão somente o Papa e os seus auxiliares todos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.