/

10 milhões de brasileiros têm dinheiro “esquecido” em bancos (mas não reclamam)

Banco Central do Brasil avisou que há 1.36 mil milhões de euros parados. Mais de um terço da lista não consultou o portal.

E aquelas contas que nem nos lembrávamos que tínhamos, mas ainda temos dinheiro lá?

Acontece com 28 milhões de brasileiros (em nome pessoal ou empresas), avisou o Banco Central local, que voltou a disponibilizar um portal que permite consultar – se houver – o valor a receber por parte de bancos ou de outras instituições financeiras.

Os interessados podem introduzir os seus dados e verificar se têm montante a receber. Em caso afirmativo, podem pedir a transferência do dinheiro no próximo mês, Março.

Ainda de acordo com o Banco Central, no total há cerca de 1.36 mil milhões de euros parados, “esquecidos”, em bancos e instituições financeiras no Brasil.

A plataforma Sistema Valores a Receber está disponível desde a meia-noite da segunda-feira passada.

Ao todo, quase 87 milhões de pessoas visitaram o site. Desse total, cerca de 17.5 milhões de pessoas e 241 mil empresas verificaram que têm realmente dinheiro “esquecido”.

Estes números significam que, até agora, entre os 28 milhões de nomes que constam na lista oficial de montante a receber, mais de 10 milhões ainda não foram ver se têm “dinheiro esquecido”. Mais de um terço do total da lista ainda não consultou o sistema.

E também significam que a grande maioria (quase 70 milhões) das pessoas que espreitaram o portal não tem qualquer valor a receber.

O Brasil tem 214 milhões de habitantes.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.