Banco Central do Brasil avisou que há 1.36 mil milhões de euros parados. Mais de um terço da lista não consultou o portal.
E aquelas contas que nem nos lembrávamos que tínhamos, mas ainda temos dinheiro lá?
Acontece com 28 milhões de brasileiros (em nome pessoal ou empresas), avisou o Banco Central local, que voltou a disponibilizar um portal que permite consultar – se houver – o valor a receber por parte de bancos ou de outras instituições financeiras.
Os interessados podem introduzir os seus dados e verificar se têm montante a receber. Em caso afirmativo, podem pedir a transferência do dinheiro no próximo mês, Março.
Ainda de acordo com o Banco Central, no total há cerca de 1.36 mil milhões de euros parados, “esquecidos”, em bancos e instituições financeiras no Brasil.
A plataforma Sistema Valores a Receber está disponível desde a meia-noite da segunda-feira passada.
Ao todo, quase 87 milhões de pessoas visitaram o site. Desse total, cerca de 17.5 milhões de pessoas e 241 mil empresas verificaram que têm realmente dinheiro “esquecido”.
Estes números significam que, até agora, entre os 28 milhões de nomes que constam na lista oficial de montante a receber, mais de 10 milhões ainda não foram ver se têm “dinheiro esquecido”. Mais de um terço do total da lista ainda não consultou o sistema.
E também significam que a grande maioria (quase 70 milhões) das pessoas que espreitaram o portal não tem qualquer valor a receber.
O Brasil tem 214 milhões de habitantes.