1 milhão de pessoas em quarentena na Serra Leoa

European Commission DG ECHO

A Serra Leoa no epicentro da epidemia de Ébola

A Serra Leoa no epicentro da epidemia de Ébola

O presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, ampliou a quarentena no país para incluir mais 1 milhão de pessoas numa tentativa de conter a epidemia de ebola.

As entradas e saídas nos distritos de Port Loko e Bombali, no norte, e Moyamba, no sul, estão proibidas. O mesmo já havia sido aplicado a outros dois distritos no leste do país desde agosto.

Mais de um terço dos 6,1 milhões de habitantes de Serra Leoa estão agora impedidos de se movimentar pelo país livremente.

Quase 600 pessoas já morreram por causa do Ébola em Serra Leoa. Em África, o total de mortos chega a 2.917 , segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de Serra Leoa, a Guiné e a Libéria estão entre os países mais afectados.

Urgência

O presidente americano, Barack Obama, afirmou esta semana, num encontro na ONU, que o mundo precisa de agir mais rapidamente contra este surto do vírus no leste do continente africano.

“Ainda há uma lacuna muito grande entre o ponto onde estamos e onde deveríamos estar”, disse Obama.

O Banco Mundial anunciou que vai doar mais 170 milhões de dólares para o combate ao Ébola. A instituição já tinha doado 230 milhões de dólares para esse efeito.

Segundo o presidente do banco, Jim Yong Kim, é necessária “uma reação sem paralelo para prevenir a destruição do continente”.

Em Serra Leoa, o governo já tinha ordenado que ninguém saísse de suas casas durante três dias, prazo que terminou no domingo passado.

Segundo a BBC, nesse período mais de 1 milhão de residências foram inspeccionadas e 130 novos casos de Ébola foram descobertos.

O presidente Koroma considerou a medida um sucesso, mas afirmou que ela expôs “áreas em que há grandes desafios”, motivo pelo qual outras áreas do país foram postas sob quarentena.

Apenas pessoas envolvidas em serviços essenciais podem entrar e circular nestes locais.

Prioridade

Num discurso na televisão, o presidente Koroma reconheceu que a quarebtena “coloca muitas dificuldades” às pessoas.

“Mas a vida de todos e a sobrevivência do país têm prioridade”, afirmou Koroma.

Segundo a OMS, a situação na Serra Leoa continua deteriorar-se, com um grande aumento do número de novos casos na capital, Freetown, e nos distritos vizinhos de Port Loko, Bombali e Moyamba, que agora estão sob quarentena.

A OMS alerta que, apesar do envio de mais profissionais de saúde e da abertura de novos centros de tratamento nos países mais afectados, ainda há uma carência de 2 mil camas para tratar pacientes em Serra Leoa e na Libéria.

A situação na Guiné parece ter-se estabilizado, mas, com a confirmação de cem novos casos por semana nas últimas cinco semanas, a situação ainda é muito preocupante.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …