1 milhão de pessoas em quarentena na Serra Leoa

European Commission DG ECHO

A Serra Leoa no epicentro da epidemia de Ébola

A Serra Leoa no epicentro da epidemia de Ébola

O presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, ampliou a quarentena no país para incluir mais 1 milhão de pessoas numa tentativa de conter a epidemia de ebola.

As entradas e saídas nos distritos de Port Loko e Bombali, no norte, e Moyamba, no sul, estão proibidas. O mesmo já havia sido aplicado a outros dois distritos no leste do país desde agosto.

Mais de um terço dos 6,1 milhões de habitantes de Serra Leoa estão agora impedidos de se movimentar pelo país livremente.

Quase 600 pessoas já morreram por causa do Ébola em Serra Leoa. Em África, o total de mortos chega a 2.917 , segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de Serra Leoa, a Guiné e a Libéria estão entre os países mais afectados.

Urgência

O presidente americano, Barack Obama, afirmou esta semana, num encontro na ONU, que o mundo precisa de agir mais rapidamente contra este surto do vírus no leste do continente africano.

“Ainda há uma lacuna muito grande entre o ponto onde estamos e onde deveríamos estar”, disse Obama.

O Banco Mundial anunciou que vai doar mais 170 milhões de dólares para o combate ao Ébola. A instituição já tinha doado 230 milhões de dólares para esse efeito.

Segundo o presidente do banco, Jim Yong Kim, é necessária “uma reação sem paralelo para prevenir a destruição do continente”.

Em Serra Leoa, o governo já tinha ordenado que ninguém saísse de suas casas durante três dias, prazo que terminou no domingo passado.

Segundo a BBC, nesse período mais de 1 milhão de residências foram inspeccionadas e 130 novos casos de Ébola foram descobertos.

O presidente Koroma considerou a medida um sucesso, mas afirmou que ela expôs “áreas em que há grandes desafios”, motivo pelo qual outras áreas do país foram postas sob quarentena.

Apenas pessoas envolvidas em serviços essenciais podem entrar e circular nestes locais.

Prioridade

Num discurso na televisão, o presidente Koroma reconheceu que a quarebtena “coloca muitas dificuldades” às pessoas.

“Mas a vida de todos e a sobrevivência do país têm prioridade”, afirmou Koroma.

Segundo a OMS, a situação na Serra Leoa continua deteriorar-se, com um grande aumento do número de novos casos na capital, Freetown, e nos distritos vizinhos de Port Loko, Bombali e Moyamba, que agora estão sob quarentena.

A OMS alerta que, apesar do envio de mais profissionais de saúde e da abertura de novos centros de tratamento nos países mais afectados, ainda há uma carência de 2 mil camas para tratar pacientes em Serra Leoa e na Libéria.

A situação na Guiné parece ter-se estabilizado, mas, com a confirmação de cem novos casos por semana nas últimas cinco semanas, a situação ainda é muito preocupante.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …