1 milhão de pessoas em quarentena na Serra Leoa

European Commission DG ECHO

A Serra Leoa no epicentro da epidemia de Ébola

A Serra Leoa no epicentro da epidemia de Ébola

O presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, ampliou a quarentena no país para incluir mais 1 milhão de pessoas numa tentativa de conter a epidemia de ebola.

As entradas e saídas nos distritos de Port Loko e Bombali, no norte, e Moyamba, no sul, estão proibidas. O mesmo já havia sido aplicado a outros dois distritos no leste do país desde agosto.

Mais de um terço dos 6,1 milhões de habitantes de Serra Leoa estão agora impedidos de se movimentar pelo país livremente.

Quase 600 pessoas já morreram por causa do Ébola em Serra Leoa. Em África, o total de mortos chega a 2.917 , segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de Serra Leoa, a Guiné e a Libéria estão entre os países mais afectados.

Urgência

O presidente americano, Barack Obama, afirmou esta semana, num encontro na ONU, que o mundo precisa de agir mais rapidamente contra este surto do vírus no leste do continente africano.

“Ainda há uma lacuna muito grande entre o ponto onde estamos e onde deveríamos estar”, disse Obama.

O Banco Mundial anunciou que vai doar mais 170 milhões de dólares para o combate ao Ébola. A instituição já tinha doado 230 milhões de dólares para esse efeito.

Segundo o presidente do banco, Jim Yong Kim, é necessária “uma reação sem paralelo para prevenir a destruição do continente”.

Em Serra Leoa, o governo já tinha ordenado que ninguém saísse de suas casas durante três dias, prazo que terminou no domingo passado.

Segundo a BBC, nesse período mais de 1 milhão de residências foram inspeccionadas e 130 novos casos de Ébola foram descobertos.

O presidente Koroma considerou a medida um sucesso, mas afirmou que ela expôs “áreas em que há grandes desafios”, motivo pelo qual outras áreas do país foram postas sob quarentena.

Apenas pessoas envolvidas em serviços essenciais podem entrar e circular nestes locais.

Prioridade

Num discurso na televisão, o presidente Koroma reconheceu que a quarebtena “coloca muitas dificuldades” às pessoas.

“Mas a vida de todos e a sobrevivência do país têm prioridade”, afirmou Koroma.

Segundo a OMS, a situação na Serra Leoa continua deteriorar-se, com um grande aumento do número de novos casos na capital, Freetown, e nos distritos vizinhos de Port Loko, Bombali e Moyamba, que agora estão sob quarentena.

A OMS alerta que, apesar do envio de mais profissionais de saúde e da abertura de novos centros de tratamento nos países mais afectados, ainda há uma carência de 2 mil camas para tratar pacientes em Serra Leoa e na Libéria.

A situação na Guiné parece ter-se estabilizado, mas, com a confirmação de cem novos casos por semana nas últimas cinco semanas, a situação ainda é muito preocupante.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …