ONG denuncia. Há mais de 1.200 presos a morrer à fome na Venezuela

Uma organização não-governamental (ONG) venezuelana denunciou esta quinta-feira que mais de 1.200 detidos no centro penintenciário da região capital Rodeo III, a leste de Caracas, iniciaram um protesto devido à falta de alimentos.

Os presos estão “há dias a comer água com sabor a feijão”, e enviaram “vídeos e fotografias para provar” que tipo de alimentos recebem e “as condições em que se encontram”, indicou o Observatório Venezuelano de Prisões (OVP), numa mensagem publicada na rede social Twitter.

“A má alimentação que os presos de Rodeo III recebem causou uma considerável perda de peso, e deixou muitos subnutridos”, acrescentou.

O OVP denunciou ainda que um grupo de presos decidiu reclamar o direito à alimentação e foi agredido por funcionários do Grupo de Resposta Imediata e Custódia (GRIC) do Ministério do Serviço Penitenciário venezuelano.

“Alguns detidos foram feridos, com balas de borracha, mas mesmo assim decidiram não ficar calados e durante a noite começaram uma greve de fome de protesto”, afirmou a ONG. O Observatório Venezuelano de Prisões acrescentou que as tentativas dos presos de falar com a direção da prisão ficaram sem resposta.

Num dos vídeos, um detido, com a cara tapada por temer represálias, explicou que a direção da prisão “não quer ver a situação divulgada”. “Estão a matar-nos à fome“.

Os presos exigem às autoridades penitenciárias que autorizem familiares a levar alimentos, garantam cuidados médicos e também a resolução da situação de alguns detidos que “já cumpriram a sentença, mas continuam na prisão”, de acordo com o OVP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O rapaz (delinquente) no vídeo não parece estar mal alimentado. Contra o governo legítimo de Maduro têm surgido os maiores disparates e graves insinuações promovidas pelo terrorista Guaidó a soldo do imperialismo yankee que não se convence que na Venezuela mandam os venezuelanos patriotas que lutam contra a ingerência do vizinho todo poderoso que considera a América Latina a sua quinta.

    • Bla bla blá de acéfalo.
      A crise da Venezuela já fez com que mais de 5 milhões de venezuelanos tenham saído do país para contar os horrores que por lá passam.
      Mas na sua cabecinha pequenina isso são teorias de conspiração e culpa dos americanos.

RESPONDER

Pneumonia viral já chegou à Coreia do Sul. China regista terceira morte

A Coreia do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China em dezembro e já provocou a morte a três pessoas no país. De acordo com …

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …