Trump nomeia Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal dos EUA

Michael Reynolds / EPA

-

O Presidente dos Estados Unidos escolheu esta terça-feira o juiz Neil Gorsuch como seu nomeado para o Supremo Tribunal, fazendo a balança do tribunal pender para o lado conservador.

“Hoje cumpro outra promessa ao povo norte-americano ao nomear Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal. Ele será um incrível juiz, assim que o Senado o confirmar”, disse o Presidente norte-americano na Casa Branca, antes de ceder o pódio a Gorsuch.

Gorsuch, que serviu no tribunal de recurso em Denver, Colorado, desde 2006, vem deste modo substituir o juiz conservador Antonin Scalia, que morreu em fevereiro do ano passado de forma súbita.

Donald Trump pediu à oposição democrata no Senado que apoie o candidato, que precisa de pelo menos oito votos do partido para poder ocupar oficialmente o lugar.

“A minha única esperança é que os democratas e os republicanos se possam unir, por uma vez, pelo bem do país“, disse, ao anunciar a sua escolha.

Aos 49 anos, Gorsuch, que fazia parte de uma lista de 21 possíveis escolhas, é o juiz mais novo a ser nomeado para o Supremo Tribunal. É conhecido por ser ultra conservador e defensor das ideias religiosas sendo, por exemplo, contra o aborto e a eutanásia.

Desde o momento em que foi anunciada a sua nomeação, vários manifestantes reuniram-se em frente ao edifício do Supremo Tribunal para protestar mais uma decisão da nova administração norte-americana.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.