O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o pedido de habeas corpus de Maria de Lurdes Rodrigues, a investigadora que está a cumprir pena de prisão por crimes de difamação e injúria contra magistrados.
Quatro deputados da Assembleia Legislativa da Madeira endereçaram ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) um pedido de libertação de Maria de Lurdes Lopes Rodrigues, que está a cumprir uma pena de três anos de prisão no Estabelecimento Prisional de Tires.
Mas o STJ indeferiu o pedido, considerando que “não se verifica a ilegalidade da prisão”, conforme cita o jornal Público.
O diário teve acesso à decisão do STJ, que data de 15 de Fevereiro passado, e que refere que os magistrados consideram que é “infundada” a solicitação de habeas corpus requerida pelos deputados da Madeira.
A deputada Raquel Coelho, que representa o Partido Trabalhista Português (PTP) no Parlamento madeirense e uma das subscritoras do pedido enviado ao STJ, refere ao Público que a prisão de Maria de Lurdes Rodrigues “viola a Constituição”.
Em Outubro passado, o deputado José Manuel Coelho, também do PTP, defendeu a investigadora empunhando um megafone, em pleno Parlamento da Madeira, o que levou à interrupção dos trabalhos.
Maria de Lurdes Rodrigues foi detida em Setembro de 2016, mas o processo remonta há mais de 20 anos, depois de ter sido preterida no processo de atribuição de uma bolsa de estudos.
Na altura, desafiou o então ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, e fez declarações contra os magistrados que pegaram no seu caso, nos tribunais, insinuando práticas de corrupção.
Acabou por ser condenada a pena de prisão, sendo uma das poucas pessoas que está atrás das grades, em Portugal, por crimes de difamação e injúrias.
A drogadita agora e cientista?!
Conclusao, se eu for um desocupado bloquista sem produzir nada para a sociedade, e a unica funcao for fumar umas ganzas e participar em manifestacoes sobre qualquer coisa, sou chamado de investigador/cientista!!!!!
Olha! Olha!
Mudaram o titulo!!
Anteriormente era “SUPREMO REJEITA LIBERTAR CIENTISTA QUE ACUSOU JUÍZES DE CORRUPÇÃO”
Enfim, o jornalista tb deve fumar umas ganzas.
Não julgues para não seres julgado.
Boa Maria!
Sabe a quem é que iisso serve? A quem está aqui a julgar a liberdade de expressão de quem diz a verdade inconveniente sobre a nossa magistratura e sobre o nosso sistema de justiça podre!
Eu ainda deixo cair o meu maxilar no chão, quando lei algumas coisas aqui. Temos uma das justiças mais lentas, vergonhosas e suspeitas da praça do mundo civilizado… Mas ainda há quem não hesite em estigmatizar quem meta o dedo na frida.
Este país tem a gente que merece… Por isso é que me fui embora. Xau, ò Portugal dos pequeninos…
Tuga, por acaso conheces a pessoa em causa para estares a dizer tal coisa?? tu tambem deverias ser preso por injurias e difamação.
Pois claro temos uma justiça de caca (para não dizer a palavra vernácula). Se fosdse um caso de ladroagem de bens públicos loco haveria uma porta gigentesca de saída. Tenho nojo da gentalha que está em lugares importantes de decisão
CIENTISTA = Investigadora tuga & joao idiotas não sabem a língua portuguesa !
Pois, a minha única experiência na presença de um juiz foi deprimente. Será difícil juntar numa mesma pessoa uma dose tão alta de arrogância e incompetência. Não digo que isso seja regra, mas certamente não será excepção…
Com que então… “liberdade de pensamento e expressão”?… rssss
Não se brinca com a máfia da justiça, no Portugal dos pequeninos.
Em Portugal não se vai preso por jogadas com submarinos, mas por dizer verdades sobre o mau funcionamento da justiça… É xilindró garantido!
Toda a gente sabe que os juízes não são corruptos.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK … notasse?
Quando um cidadão não se pode exprimir, passo a não saber que tipo de Democracia temos.
Todo o funcionário publico está sujeito ao escrutínio publico, ao fim e ao cabo são pagos com dinheiros dos contribuintes.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK … todos nós portugueses acreditamos KKKKKKK
Justiça?
Onde estava a justiça quando roubaram o abono de família / as reformas /as habitações a quem ficou desempregado / o direito ao fundo de desemprego / as habitações que a porcaria lá da sociedade polis anda a destruir / os salários chorudos dados a gestores descabidos / às mortes que acontecem com frequência nas urgências dos hospitais / aos desvios de dinheiros como os 10.000.000.000 € desaparecidos nas barbas de mais uma instituição ( Finanças ) que se diz zelosa e reta / aos previcadores bancários / todos sabemos que Portugal está em 3º lugar como país mais corrupto a nível europeu.
Que tem feito a justiça portuguesa em relação ao país estar no nível LIXO ?
A palavra JUSTIÇA é uma palavra muito seria e existe pessoas bem pagas para a defender e não andar a enxovalhar os cidadãos com palestras de boa justiça e sentirem-se ofendidos quando seu dever era meter a mão na consciência e justificar os seus salários com coisas serias ( olhemos o caso do juiz… como aquele do caso de Angola ) todos eles tem barriga como todos nós.
O 25 de Abril ficou a menos de meio. Não fizeram a limpeza necessária nos tribunais.
Eu conheço 2 juízes, 1 de Gondomar e outro da relação do Porto, que estão todas as metidos em bares de alterne e no casino de Espinho. Toda a gente sabe quem são. Já dizia a minha avó, as verdades doem mais que as mentiras. E só para finalizar, o meu nome é CAVALO.