/

Sonda da nave Rosetta pousou no cometa 67P e fez História no Espaço

Philae2014 / Twitter

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, visto pela Philae a uma distância de apenas 3km.

A sonda Philae pousou esta quarta-feira com sucesso na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, onde ficará durante os próximos meses para estudar o corpo celeste, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).

A sonda pousou às 16h02 desta quarta-feira, segundo o centro de controlo de operações da ESA, localizado em Darmstadt, na Alemanha.

“Estamos no cometa”, anunciou a agência.

Os cientistas esperam que os instrumentos de medição da sonda possam desvendar alguns segredos sobre a composição dos cometas.

No passado mês de janeiro, os cientistas da ESA reinicializaram a nave espacial Rosetta, que tinha estado dois anos em hibernação (para poupar energia) à espera de poder reiniciar a sua viagem de 10 anos até ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Matt Taylor, cientista responsável pelo projeto, explicou na altura que “isto nunca tinha sido feito antes. Em primeiro lugar, há uma enorme dificuldade que é acordar a nave. Depois, fazê-la aproximar-se do cometa. Por fim, é preciso garantir um bom pouso”.

Depois dessa primeira manobra histórica de reinicialização, a Rosetta realizou esta quarta-feira uma proeza que entra na história da exploração espacial digna de um filme de ficção científica com Bruce Willis: pela primeira vez, o Homem consegue pousar uma sonda num asteróide.

Cientistas emocionados comemoram o momento

A sonda Rosetta foi lançada em março de 2004 e percorreu uma longa trajetória através do Sistema Solar. A nave orbitou a Terra três vezes, após o que passou perto de Marte para ganhar impulso e ser colocada na rota do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Depois de viajar milhões de quilómetros e se cruzar com dois asteróides, a nave foi colocada em sono profundo, em junho de 2011.

Esse período de “hibernação” foi útil para que a Rosetta poupasse energia para a sua jornada mais arriscada, na sua aproximação ao cometa.

Esta quarta-feira, finalmente, a nave Rosetta “largou” a sonda Philae, que  pousou no cometa.

Muitos cientistas da Agência Espacial Europeia esperavam por este momento desde o início das suas carreiras.

Momentos antes de a sonda-robô pousar no corpo celeste, o ambiente na Agência Espacial Europeia era de total tensão.

Imediatamente após a confirmação, os cientistas presentes no centro de controlo da agência, comemoraram emocionados o sucesso da manobra.

Colegas das delegações da ESA em França e em outros pontos da Europa também celebraram.

ESA

Esboço artístico da sonda Philae da nave Rosetta no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Esboço artístico da sonda Philae da nave Rosetta no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

ZAP / Lusa / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.