Cientistas vão “acordar” nave hibernada Rosetta para investigar cometa

ESA

A sonda Rosetta vai acordar para ir ao encontro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Cientistas americanos esperam poder “acordar” uma sonda espacial que está a “hibernar” há dois anos para investigar um importante cometa do sistema solar. 

No próximo mês de janeiro, os cientistas vão tentar reinicializar a nave espacial Rosetta, de modo a fazê-la viajar até ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Quando a nave alcançar o cometa, uma imensa massa de gelo e pedra, a equipa tentará pousar uma sonda na superfície do cometa.

Os detalhes desta operação foram anunciados na terça-feira num encontro de outono organizado pelo Sindicato dos Geofísicos dos Estados Unidos.

Matt Taylor, cientista responsável pelo projeto Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), explicou à BBC que “isto nunca foi feito antes. Em primeiro lugar, há uma enorme dificuldade que é acordar a nave. Depois, fazê-la aproximar-se do cometa. Por fim, é preciso garantir um bom pouso”.

Jornada épica da Rosetta

A sonda Rosetta foi lançada em março de 2004 e percorreu uma longa trajectória através do Sistema Solar.

A nave orbitou a Terra três vezes, após o que passou perto de Marte para ganhar impulso e ser colocada na rota do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko .

ESA

Sonda Philae pousada no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, com a nave Rosetta em órbita (esboço artístico ESA)

Sonda Philae pousada no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, com a nave Rosetta em órbita (esboço artístico ESA)

Depois de viajar milhões de quilómetros e se cruzar com dois asteróides, a nave foi colocada em sono profundo, em junho de 2011.

Esse período de “hibernação” foi útil para que a sonda poupasse energia para a sua jornada mais arriscada.

Acordá-la novamente, no entanto, será “stressante”, afirmou Taylor. “Ela tem um despertador interno … o relógio diz quando é a hora de acordar”, acrescentou.

A data e a hora para que a Rosetta acorde do sono profundo já estão marcadas: 10h00 do dia 20 de janeiro de 2014.

No entanto, esse processo pode ser lento, uma vez que a sonda permaneceu inactiva por muito tempo, alertam os especialistas.

O computador de bordo será o primeiro a ser “acordado”, para que logo em seguida os cientistas possam estabelecer a posição da nave.

A nave terá, então, de corrigir a sua posição, uma vez que permaneceu em rotação durante todo o tempo que passou em “hibernação”.

“Esperamos receber os primeiros sinais da nave à noite”, disse Taylor. “Será um dia longo. Acho que haverá um monte de cientistas andando para cima e para baixo, enquanto esperamos.”

Os cientistas esperam que a nave consiga alcançar o cometa em agosto do ano que vem. Em novembro, terá início a fase mais perigosa do processo, altura em que os cientistas vão tentar pousar uma sonda robótica – a Philae – na superfície gelada do cometa.

“Temos um monte de pessoas a trabalhar  nisto, para garantir que as trajetórias estejam corretas”, disse Taylor.

Se o “desembarque” for bem sucedido, a sonda-robô irá recolher amostras e imagens quando o cometa se aproximar do Sol, em 2015.

Os cientistas esperam que isso possa ampliar os conhecimentos sobre este tipo de corpo celeste, descrito pela Agência Espacial Europeia como “uma bola de neve suja”, com um núcleo de cerca de 4 km de diâmetro.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …