/

Sequestro em hotel no Mali com pelos menos 18 mortos reivindicado por Al-Qaeda e Al Murabitun

Africable Television / EPA

Ataque terrorista a hotel de luxo em Bamako, Mali

Ataque terrorista a hotel de luxo em Bamako, Mali

Os homens armados que atacaram esta sexta-feira um hotel de luxo em Bamako, capital do Mali, já não mantêm nenhum refém, mas dentro do edifício, onde já estão forças especiais francesas, foram descobertos 18 cadáveres.

“Foram encontrados 18 corpos“, disse à agência France Presse uma fonte de forças de segurança estrangeiras, pedindo anonimato.

Entretanto, os grupos terroristas Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e Al Murabitun reivindicaram o “ataque conjunto” de hoje contra o hotel em Bamako.

Fontes da segurança disseram que os atacantes são jihadistas que chegaram ao hotel de luxo Radisson Blu cerca das 7h da manhã num automóvel com matrícula diplomática, entraram e começaram a disparar armas automáticas, fazendo 170 reféns entre hóspedes e funcionários.

As forças de segurança malianas cercaram o hotel depois do ataque, lançado por “dois ou três atacantes”, e as forças especiais francesas enviadas de Ouagadougou, no vizinho Burkina Faso, estão no interior do hotel e “participam nas operações ao lado dos malianos”.

Estas informações surgiram pouco depois de o ministro da Segurança maliano, coronel Salif Traoré, ter anunciado que os atacantes já não mantêm nenhum refém.

“Eles já não têm neste momento nenhum refém nas mãos e as forças estão a persegui-los“, disse o ministro numa conferência de imprensa.

A reivindicação do ataque foi feita numa declaração por telefone à agência de notícias privada da Mauritânia Al Ajbar, considerada bem relacionada com grupos jihadistas da região do Sahel, em que os dois grupos afirmam que realizaram o ataque contra o hotel de luxo Radisson Blu numa ação conjunta.

Esta é a primeira vez que as duas organizações jihadistas declaram ter operações conjuntas.

O Al Murabitun, liderado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar, é um dos grupos mais ativos na região do Sahel.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.