Sequestro em hotel no Mali com pelos menos 18 mortos reivindicado por Al-Qaeda e Al Murabitun

Africable Television / EPA

Ataque terrorista a hotel de luxo em Bamako, Mali

Ataque terrorista a hotel de luxo em Bamako, Mali

Os homens armados que atacaram esta sexta-feira um hotel de luxo em Bamako, capital do Mali, já não mantêm nenhum refém, mas dentro do edifício, onde já estão forças especiais francesas, foram descobertos 18 cadáveres.

“Foram encontrados 18 corpos“, disse à agência France Presse uma fonte de forças de segurança estrangeiras, pedindo anonimato.

Entretanto, os grupos terroristas Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e Al Murabitun reivindicaram o “ataque conjunto” de hoje contra o hotel em Bamako.

Fontes da segurança disseram que os atacantes são jihadistas que chegaram ao hotel de luxo Radisson Blu cerca das 7h da manhã num automóvel com matrícula diplomática, entraram e começaram a disparar armas automáticas, fazendo 170 reféns entre hóspedes e funcionários.

As forças de segurança malianas cercaram o hotel depois do ataque, lançado por “dois ou três atacantes”, e as forças especiais francesas enviadas de Ouagadougou, no vizinho Burkina Faso, estão no interior do hotel e “participam nas operações ao lado dos malianos”.

Estas informações surgiram pouco depois de o ministro da Segurança maliano, coronel Salif Traoré, ter anunciado que os atacantes já não mantêm nenhum refém.

“Eles já não têm neste momento nenhum refém nas mãos e as forças estão a persegui-los“, disse o ministro numa conferência de imprensa.

A reivindicação do ataque foi feita numa declaração por telefone à agência de notícias privada da Mauritânia Al Ajbar, considerada bem relacionada com grupos jihadistas da região do Sahel, em que os dois grupos afirmam que realizaram o ataque contra o hotel de luxo Radisson Blu numa ação conjunta.

Esta é a primeira vez que as duas organizações jihadistas declaram ter operações conjuntas.

O Al Murabitun, liderado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar, é um dos grupos mais ativos na região do Sahel.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …