Salário do presidente chinês vai subir 60% (para 1.600 euros)

theglobalpanorama / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

O presidente da China, Xi Jinping

O salário mensal do Presidente chinês, Xi Jinping, vai subir este ano 60%, para 11.385 yuan (1.600 euros), no primeiro aumento salarial da função pública chinesa em quase uma década, divulgou hoje a imprensa oficial.

O aumento beneficiará também os outros seis membros do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC), de acordo com o plano de atualização salarial dos funcionários públicos da China, divulgado pelo Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social.

O comité, constituído por sete elementos, entre os quais o primeiro-ministro, é a cúpula do poder na China.

Os salários dos funcionários públicos chineses estavam congelados desde 2006.

Além do salário, todos os funcionários, incluindo o Presidente da Republica, recebem mensalmente um montante não especificado de subsídios, atribuídos em função do cargo que exercem e das exigências que lhes estão associadas.

Segundo o referido plano, o salário mais baixo dentro do funcionalismo público chinês, que atualmente é de 630 yuan, cerca de 90 euros, por mês, mais do que duplicará este ano, para 1.320 yuan (185 euros).

O Governo chinês prometeu igualmente “ajustar” os salários todos os anos ou de dois em dois anos.

Os baixos salários dos funcionários públicos chineses são considerados um dos fatores que contribuem para a elevada corrupção no país.

Em 2012, o salário anual médio na função pública chinesa era de 46.207 yuan (6.500 euros) por ano, indica um estudo da Academia Chinesa de Ciências Sociais citado hoje por um jornal do PCC.

Constitucionalmente, a China “é um Estado socialista, liderado pela classe trabalhadora e assente na aliança operário-camponesa“.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.