//

Refugiados retribuiram hospitalidade ajudando nas cheias em Manchester

@helenpidd / Twitter

Refugiados sírios ajudam a encher sacos de areia em Rochdale, no Reino Unido

Refugiados sírios ajudam a encher sacos de areia em Rochdale, no Reino Unido

A tempestade Frank não deu um fim de ano calmo ao Reino Unido. Refugiados sírios decidiram “dar algo em troca” e ajudar as comunidades locais, que outrora os acolheram, construindo defesas contra a água.

Em Manchester, por exemplo, centenas de casas ficaram danificadas graças ao transbordo do rio Roch. Mas nem tudo foram más notícias…

Depois de quatro dias daquela que o The Guardian descreve como “as piores cheias de que alguém em Rochdale se pode lembrar”, a cidade começou a preparar-se para a corrente seguinte, depois de os “meteorologistas terem previsto ainda mais chuva”.

Refugiados sírios encontravam-se entre os voluntários que enchiam sacos de areia em Littleborough, uma vila situada perto da cidade de Rochdale, Manchester, com a intenção de tentar proteger algumas habitações.

A iniciativa terá surgido de Yasser al-Jassem, um professor de 35 anos de idade que viajou até Inglaterra na parte de trás de um camião a partir de Calais, em maio.

“Vimos as imagens na TV e quisemos ajudar. O povo de Greater Manchester tem sido muito bom para nós e por isso quisemos oferecer a nossa ajuda para com eles”, conta ao Machester Evening News.

Yasser, que através do WhatsApp chamou outros refugiados sírios para pôr mãos à obra, considera “uma honra fazer parte das iniciativas de serviços comunitários como este, para podermos retribuir às comunidades que tão calorosamente nos receberam”.

Cerca de uma dezena de migrantes ajudaram Manchester a combater as cheias.

Ainda antes do final do ano, foram emitidos novos avisos de enchentes não só para Manchester, como para o norte da Inglaterra, Escócia e Irlanda, já que a tempestade Frank prosseguia com ainda mais chuvas torrenciais e ventos fortes.

As coisas parecem ter agora abrandado.

Shifter

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.