/

Qual o melhor período para perder peso depois da gravidez?

SXC

-

Um estudo conduzido por médicos do Canadá sugere que o período entre três e 12 meses depois do parto é o ideal para perder os quilos a mais ganhos durante a gravidez.

Segundo o estudo, publicado na revista especializada Diabetes Care, as mães que não conseguem perder o excesso de peso dentro de um ano depois do nascimento do bebé, ou que engordam neste período, podem correr sérios riscos de saúde.

Os investigadores afirmam que essas mulheres podem vir a sofrer problemas como hipertensão e outros fatores que provocariam diabetes e doenças cardíacas no futuro.

O estudo revelou que os fatores de risco mais elevados para a saúde das mulheres – observados um ano depois do parto e naquelas que não emagreceram – não foram verificados três meses após o nascimento do bebé.

Os investigadores canadianos acompanharam o emagrecimento depois do parto de um grupo de cerca de 300 mulheres saudáveis, monitorizando também fatores de risco para diabetes e doenças do coração, como a pressão sanguínea, o LDL (colesterol mau) e a resistência à insulina (hormónio responsável pela redução da glicemia, a taxa de glicose no sangue).

SXC

-

“A maioria das mulheres não está a voltar ao peso de antes da gravidez imediatamente depois do parto, e descobrimos que o padrão típico é que mais de 80% não o fazem durante três meses”, disse Ravi Retnakaran, investigador em diabetes e clínico do Hospital Mount Sinai, de Toronto, responsável pelo estudo.

A conclusão sugere que o período crítico para as mulheres perderem pelo menos uma parte do peso extra ganho durante a gravidez se estende de três a 12 meses depois do parto. “Neste período, médico e paciente devem ter atenção ao controlo do peso, o que poderá ser muito importante para a saúde metabólica e vascular a longo prazo”, afirmou Retnakaran à BBC.

Aumento de peso

Por causa do crescimento do bebé, é normal o aumento do peso durante a gravidez. Em média, ao longo dos nove meses de gestação, as mulheres costumam ganhar cerca de 20% ou mais de seu peso total.

Depois do parto, as tentativas de perder peso podem ser prejudicadas pela falta de exercícios e também pela falta de sono.

O estudo também mostrou que o peso de uma mulher um ano depois do parto é um forte indício de como será seu peso 15 anos depois.

A hipótese, segundo os médicos do Hospital Monte Sinai, é que o efeito cumulativo do ganho de peso durante a gravidez contribui para que a mulher tenha um risco maior de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

No fim do estudo, os médicos descobriram que 75% das participantes perderam peso entre três e 12 meses após o parto, sendo que a prática de exercícios foi importante para alcançar a meta.

As 25% restantes que mantiveram o peso ou engordaram tinham um perfil que mostrava um risco maior de desenvolver diabetes e doença cardíacas no futuro.

Perder peso

Maureen Talbot, enfermeira cardíaca da organização especializada em cuidados com o coração British Heart Foundation, reconhece que pode ser difícil perder peso depois da gravidez, mas lembra que ficar acima do peso aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.

“Com um bebé novo a mulher vai, sem dúvida, ficar ocupada, não deve correr para dietas e uma rotina extenuante de exercícios”, diz Talbot. “Em vez disso, o melhor é voltar a fazer exercícios de forma equilibrada encaixando atividades físicas na sua rotina, por exemplo, uma caminhada na hora do almoço ou uma aula de ginástica com o bebé”, acrescentou.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.