/

Petição para tirar reforma a Durão Barroso já tem 76 mil assinaturas

34

Mais de 76 mil pessoas já assinaram uma petição a exigir que José Manuel Durão Barroso perca a sua reforma como ex-presidente da Comissão Europeia, por ter aceitado um cargo no Banco de Investimento Goldman Sachs.

A petição online foi organizada por um grupo de trabalhadores da União Europeia, que acusam o ex-primeiro-ministro português de um comportamento “irresponsável” por decidir juntar-se ao banco de investimento americano como consultor e presidente não executivo.

Os responsáveis pela petição consideram “desrespeitosa” a opção do antigo presidente da Comissão Europeia, acrescentando que a mesma contribui para acentuar posições anti-europeístas.

O documento, segundo os criadores da petição, será enviado ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e ao presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

A tarefa de Durão Barroso no banco de investimento será aconselhar os clientes a lidar com a decisão do Reino Unido em abandonar a União Europeia – processo conhecido como Brexit.

Durão Barroso começou a trabalhar no Goldman Sachs em Julho, 20 meses após ter abandonado a liderança da Comissão Europeia – onde esteve dez anos.

Além do envolvimento na crise financeira global de há quase dez anos, o Goldman teve um papel determinante no começo da crise da Zona Euro a partir de 2010.

Em julho, o Presidente francês, François Hollande, considerou que a entrada de Durão Barroso no Goldman Sachs é juridicamente possível, mas “moralmente inaceitável“.

BZR, ZAP

34 Comments

  1. Assino a petição porque nenhum politico, que aufira uma pensão por se ter reformado das actividades politicas, deveria poder acumulá-la com outras fontes de rendimento, menos ainda se resultantes dessa sua actividade politica.

    Esta petição deveria ser criada para os nossos políticos nacionais que,após 12 anos de mordomias pagas pelo Orçamento, aos 40 anos podem reformar-se a 100% e ainda acumular com as outras que vão adicionando, oriundas dos Bancos, Banco de Portugal, Fundações, e outras organizações criadas para alimentar a prole partidária.

    No máximo, só deveriam receber tais pensões quando atingissem a idade limite para a reforma, tal como os restantes “escravos” que eles dizem defender !!!!

  2. esse durão barroso é um escroque
    basta ter sido dum partido de esquerda
    ele vende a alma de qualquer essoa para conseguir os seus objectivos

    • “esse durão barroso é um escroque. basta ter sido dum partido de esquerda”? A sério? O que é que anda a tomar? Parece ser algo muito forte. Aconselho-o a deixar essa “medicação” porque lhe está a fazer muito mal. Claramente causa demência.

      • Claro que o Durão Barroso pertenceu ao MRPP na decada de 70. Desculpe que idade tem os senhores?

      • 6 meses de MRPP formam mais do que uma vida de ParvalheiraSD, isto é o que resulta das palavras deste direitôlo.

    • Partido de esquerda? Está-se a referir ao partido socialista? Para essa afirmação, a minha gargalhada de desprezo. (pôrra ké parvo)

  3. Os vencimentos enormes que auferem os deputados são mais que suficientes para pouparem e daí tirarem a reforma, e nem mais um cêntimo!!!

  4. CONCORDO INTEIRAMENTE. GOSTARIA AINDA DE DIZER QUE OS DEPUTADOS
    CICLISTAS QUE HOJE INICIARAM A VIAGEM CHAVES-FARO SE NAO FOSSEM ACEFALOS, E CHULOS DEVERIAM TER SUBSTITUIDO TAL PERCURSO PELAS AREAS
    ARDIDAS EM MUITAS ZONAS DO PAIS. DEPOIS DARIAM O HABITUAL SHOW OFF DE MERDA NA TELEVISAO QUE TEMOS.-DURAO E COMPANHIA LIMITADA TUDO A MESMA TRAMPA QUE TEMOS NESTE PAIS.

  5. Acho que todos deviam assinar; não deviam poder acumular pensões, além de ter sido um péssimo politico. Acordem pessoal façam alguma coisa!!!! ASSINEM A PORRA DA PETIÇÃO!

  6. Urge acabar com os verdadeiros inimigos e chulos do dinheiro das nossas contribuições, este Traidor recebe para trair Portugal……….. Salazar bem te devia ter cortado a goela grande Traidor, este é o Chefe dos Mete Nojo

  7. TER SIDO DUM PARTIDO DE ESQUERDA?
    leia com olhos de ler

    O início da actividade política[editar | editar código-fonte]
    A sua actividade política teve início nos seus tempos de estudante, antes da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974. Foi um dos líderes da FEM-L (Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas), do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP), força política de inspiração maoísta.

    Durão Barroso foi expulso do MRPP depois de ter demonstrado uma série de atitudes que atentavam contra os princípios pelos quais o partido se movia; por exemplo a situação em que Durão Barroso surge na sede do PCTP/MRPP com uma carrinha cheia de mobília da Faculdade de Direito de Lisboa, roubada na sequência dos tumultos pós 25 de Abril. Nesse instante, Arnaldo Matos (líder do partido) ordena a Durão Barroso que vá devolver o material roubado.

  8. Deviam era acabar com todas as mordomias e regalias que estes políticos têm, só assim teríamos pessoas com amor ao próximo a trabalhar na política, sem qualquer tipo de interesse que não o bem estar de todos nós!

  9. Tadinhos mas é de nós aqui a pagar para esta chulice. Para ASSINAR basta clicar em PETIÇÂO ONLINE no inicio da noticia e responder nome, mail, NIF. VAMOS LÁ Américo! Éi PESSOAL TOCA A ASSINAR!!!

    • Não preciso de ver o link, seu imbecil!
      Sei muito bem quem foi, é e onde teve as origens politicas este Durão Barroso.
      Dizer que “basta ter sido de esquerda” é mesmo de alguém que anda a dormir há 30 anos. Este Durão fez uma fugaz passagem pela esquerda, nos seus tempos de estudante e depois “converteu-se” à direita, onde está há 30 anos. Foi nesta direita que ganhou a “maturidade da chulice”. Foi nesta direita que “apurou” os dotes de oportunista que lhe são conhecidos nomeadamente nas provas mais que dadas, onde demonstrou olhar sempre para os seus interesses pessoais e só depois para o País. Percebeu ou quer que lhe faça um desenho? Trouxa!

  10. Realmente pode não ser um bom exemplo, mas que falar do atual presidente da Comissão Europeia que antes de o ser e como político no seu país de origem ajudou a que muitas empresas Europeias, incluindo Portuguesas, faltem às suas obrigações fiscais nos países de origem através dos “convites” a essas empresas para deslocarem as suas sedes para o seu pais através da zona franca?
    Não me lembro de ter ouvido estes zelosos funcionários das instituições Europeias pedirem petições para evitar e eleição deste senhor. Ou será porque o Durão Barroso é Português? Se fosse Alemão, Inglês ou Francês, haveria petições?
    Para mim a moral quando nasce é para todos e não só para alguns!!
    Resumindo, Não assino a petição.
    Se querem que os Ex Presidentes da Comissão não possam exercer este tipo de cargos então legislem nesse sentido.

  11. concordo plenamente que durão barroso não tenha direito a reforma uma vez que ainda esta no ativo. MAIS AINDA DEVERIA RESPEITAR OS INTERECES DA UNIAO EUROPEIA……….

  12. É por estas e por outras, estamos na merda. está na altura de acabar com estes politicos, terem mais obrigações que regalias, mas todos!!!!!! EX: Marios Soares e companhia Lda.

  13. Meus caros Portuguese e Europeus, estou plenamente de acordo que lhe seja retirada, a Durão Barroso todos os beneces Europeus peçlo seu cargo nam Europa, assim cokmj em Portugal enquanto politico. Se a justiça não funciona nesten lado do mundo, como podem exigir que eu um cidadão comum tenha de sofrer o que este senhor faz e vai fazer no seu novo posto mais lucrativo do que a rainha da inglatera?

  14. Há por aqui um papão que também é parvo politicamente. Acumular pensões com rendimentos é viável para grandes politicos. Os outros trabalhadores se forem reformados, já não podem vir a exercer uma função

    • No Reino Unido é permitido continuar a trabalhar ao mesmo tempo que se recebe uma reforma, e até muito para lá da idade de reforma. O pessoal recebe a pensão de velhice a partir da idade estabelecida na lei, mas pode reformar-se antes ou depois disso.

  15. Vcs em vez de comentarem acerca do Dr Durão Barroso, deviam, antes disso, comentar e ou analisar as mordomias dos Marios Soares uqe por ai tresandam…

    • Já vi que você é isento.
      O artigo fala de Durão Barroso não fala de Mário Soares, logo o comentário deve ser para Durão Barroso.
      Quanto às mordomias, critico-as, independentemente de ser gentalha de esquerda ou direita.

  16. enquanto houver pessoas a defender aquilo que os prejudica, seja indirecta ou directamente, não valerá a pena esforçarmo-nos para nos defendermos.
    porra quando é que nós aprenderemos a defendermo-nos? levaremos toda a vida a comentar simplesmente sem agirmos, com esperança do impossível? vamos tentar unir-nos e tentar banir esta corja de políticos que nos desfazem aos poucos. haja coragem.

  17. E o povo vai-se entretendo com estas merdices! Acho este individuo mau carácter, oportunista e incompetente ( como ele muitos mais e dos dos mais variados partidos) mas, sinceramente, entristece-me ver este povo, gozado e roubado há décadas, valorizar situações destas que, apesar de serem importantes, são questões menores comparadas com BPN, SUBMARINOS, CGD, BES, entre outros escandalos que lesaram todos nós em MILHARES DE MILHÕES, situações estas sim, que deviam levar todos nós a fazer petições para exigir um escrutinio rigoroso e correspondente punição desta trampa de gente. Isso é que era de valor! Mas não, somos pequeninos até no pensamento, somos mesquinhos. Triste povinho!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.