/

Milionário à custa de orações condenado a devolver o dinheiro

christianprayercenter.com

-

Aparentemente, rezar para ficar milionário funciona – pelo menos para Benjamin Rogovy, que durante vários anos foi o responsável por sites que se ofereciam para rezar em nome dos utilizadores… em troca de um pequeno donativo, claro.

Durante anos, Benjamin Rogovy manteve a funcionar dois sites, christianprayercenter.com e oracioncristiana.org, entretanto encerrados, que ofereciam um serviço de “orações a pedido” a troco de um pagamento.

O esquema de Rogovy foi bem montado, com falsos perfis no LinkedIn de supostos padres que se encarregariam das “rezas”, mas a verdade é que todo o dinheiro ia directamente para a sua conta, sem que uma única reza fosse dedicada aos “clientes”.

Para maximizar o rendimento, o sistema de pagamentos era propositadamente confuso, fazendo com que as vítimas acabassem por aceitar pagamentos recorrentes que mensalmente lhes iriam roubar mais alguns dólares da conta.

Mais surpreendente, é que o esquema permaneceu em actividade durante vários anos, obtendo mais de um milhão de likes no Facebook e rendendo mais de 7 milhões de dólares.

Só recentemente o esquema foi investigado e considerado uma fraude, tendo Rogovy sido obrigado pelo procurador de Washington a encerrar os serviços e a devolver os 7 milhões de dólares de pagamentos recebidos indevidamente.

A questão que se coloca é, se Rogovy tivesse mesmo contratado umas quantas pessoas para algures rezar efectivamente em nome dos clientes, a troco de alguns cêntimos por reza… passaria a ser legal?

ZAP / Os Velhotes dos Marretas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.