Infarmed suspende medicamento para diabetes e 3 analgésicos

9598

O Infarmed determinou a suspensão imediata da venda de lotes de quatro medicamentos disponíveis em Portugal, na sequência de uma inspeção ao fabricante de medicamentos Granules India Ltd.

Os lotes de quatro medicamentos foram suspensos pelo Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, devido a “não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico, relacionadas com a atividade de granulação e embalagem primária de comprimidos”.

A decisão surge na sequência da uma inspeção realizada pelo Infarmed ao fabricante de medicamentos para uso humano Granules India Ltd. (Gagillapur, Índia).

Os lotes em causa são de quatro fármacos:

  • Metformina Mylan
  • Paracetamol Bluepharma, 1000 mg
  • Paracetamol Sandoz, 500 mg
  • Supofen, comprimido, 1000 mg

A instituição alerta que “os doentes que estejam a utilizar os lotes dos medicamentos referidos não devem interromper o tratamento”, mas devem “consultar o médico para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo”, já que para todos eles existem “alternativas terapêuticas”.

Os três últimos medicamentos são compostos por paracetamol, um analgésico e antipirético bastante comum no mercado.

Estes medicamentos passam a estar indisponíveis para venda, sendo que todos os medicamentos que estejam em stock não poderão ser vendidos, dispensados ou administrados e as entidades devem proceder à sua devolução.

ZAP //

4 COMENTÁRIOS

    • correcção à correcção:
      Pois, se ignorarmos a cerca de uma dezena de excipientes, sim, o medicamento é parecetamol, de outro modo os medicamentos são constituídos por paracetamol, que na verdade apenas representa uma fracção da composição do medicamento…

  1. Eu tenho Metformina da Mylan, se os devolver á Famácia sou ressarcido do dinheiro ou me devolvem um medicamento equivalente, ou como já me aconteceu…..ficar sem medicamento e sem dinheiro e de ter de comprar outro????

RESPONDER

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Norte-coreanos estão na Malásia para reclamar corpo de Kim Jong-nam

Uma delegação norte-coreana chegou esta terça-feira à Malásia para reclamar o corpo do meio-irmão do líder da Coreia do Norte, morto no aeroporto de Kuala Lampur com o químico VX, um poderoso agente nervoso, a …

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …