Infarmed suspende medicamento para diabetes e 3 analgésicos

O Infarmed determinou a suspensão imediata da venda de lotes de quatro medicamentos disponíveis em Portugal, na sequência de uma inspeção ao fabricante de medicamentos Granules India Ltd.

Os lotes de quatro medicamentos foram suspensos pelo Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, devido a “não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico, relacionadas com a atividade de granulação e embalagem primária de comprimidos”.

A decisão surge na sequência da uma inspeção realizada pelo Infarmed ao fabricante de medicamentos para uso humano Granules India Ltd. (Gagillapur, Índia).

Os lotes em causa são de quatro fármacos:

  • Metformina Mylan
  • Paracetamol Bluepharma, 1000 mg
  • Paracetamol Sandoz, 500 mg
  • Supofen, comprimido, 1000 mg

A instituição alerta que “os doentes que estejam a utilizar os lotes dos medicamentos referidos não devem interromper o tratamento”, mas devem “consultar o médico para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo”, já que para todos eles existem “alternativas terapêuticas”.

Os três últimos medicamentos são compostos por paracetamol, um analgésico e antipirético bastante comum no mercado.

Estes medicamentos passam a estar indisponíveis para venda, sendo que todos os medicamentos que estejam em stock não poderão ser vendidos, dispensados ou administrados e as entidades devem proceder à sua devolução.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • correcção à correcção:
      Pois, se ignorarmos a cerca de uma dezena de excipientes, sim, o medicamento é parecetamol, de outro modo os medicamentos são constituídos por paracetamol, que na verdade apenas representa uma fracção da composição do medicamento…

  1. Eu tenho Metformina da Mylan, se os devolver á Famácia sou ressarcido do dinheiro ou me devolvem um medicamento equivalente, ou como já me aconteceu…..ficar sem medicamento e sem dinheiro e de ter de comprar outro????

RESPONDER

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …

Huawei admite quebra de receitas superior a 26 mil milhões de euros

O fundador da Huawei admitiu esta segunda-feira uma quebra de receitas em 30.000 milhões de dólares (26.760 milhões de euros), face à pressão de Washington, que acusa o grupo de telecomunicações de estar exposto à …

Relação agrava pena de subcomissário da PSP que agrediu adeptos do Benfica

O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica naquela cidade, em …

Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos (EUA) por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram esta segunda-feira fontes oficiais. O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono …