Infarmed suspende medicamento para diabetes e 3 analgésicos

O Infarmed determinou a suspensão imediata da venda de lotes de quatro medicamentos disponíveis em Portugal, na sequência de uma inspeção ao fabricante de medicamentos Granules India Ltd.

Os lotes de quatro medicamentos foram suspensos pelo Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, devido a “não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico, relacionadas com a atividade de granulação e embalagem primária de comprimidos”.

A decisão surge na sequência da uma inspeção realizada pelo Infarmed ao fabricante de medicamentos para uso humano Granules India Ltd. (Gagillapur, Índia).

Os lotes em causa são de quatro fármacos:

  • Metformina Mylan
  • Paracetamol Bluepharma, 1000 mg
  • Paracetamol Sandoz, 500 mg
  • Supofen, comprimido, 1000 mg

A instituição alerta que “os doentes que estejam a utilizar os lotes dos medicamentos referidos não devem interromper o tratamento”, mas devem “consultar o médico para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo”, já que para todos eles existem “alternativas terapêuticas”.

Os três últimos medicamentos são compostos por paracetamol, um analgésico e antipirético bastante comum no mercado.

Estes medicamentos passam a estar indisponíveis para venda, sendo que todos os medicamentos que estejam em stock não poderão ser vendidos, dispensados ou administrados e as entidades devem proceder à sua devolução.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • correcção à correcção:
      Pois, se ignorarmos a cerca de uma dezena de excipientes, sim, o medicamento é parecetamol, de outro modo os medicamentos são constituídos por paracetamol, que na verdade apenas representa uma fracção da composição do medicamento…

  1. Eu tenho Metformina da Mylan, se os devolver á Famácia sou ressarcido do dinheiro ou me devolvem um medicamento equivalente, ou como já me aconteceu…..ficar sem medicamento e sem dinheiro e de ter de comprar outro????

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …