Infarmed suspende medicamento para diabetes e 3 analgésicos

O Infarmed determinou a suspensão imediata da venda de lotes de quatro medicamentos disponíveis em Portugal, na sequência de uma inspeção ao fabricante de medicamentos Granules India Ltd.

Os lotes de quatro medicamentos foram suspensos pelo Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, devido a “não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico, relacionadas com a atividade de granulação e embalagem primária de comprimidos”.

A decisão surge na sequência da uma inspeção realizada pelo Infarmed ao fabricante de medicamentos para uso humano Granules India Ltd. (Gagillapur, Índia).

Os lotes em causa são de quatro fármacos:

  • Metformina Mylan
  • Paracetamol Bluepharma, 1000 mg
  • Paracetamol Sandoz, 500 mg
  • Supofen, comprimido, 1000 mg

A instituição alerta que “os doentes que estejam a utilizar os lotes dos medicamentos referidos não devem interromper o tratamento”, mas devem “consultar o médico para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo”, já que para todos eles existem “alternativas terapêuticas”.

Os três últimos medicamentos são compostos por paracetamol, um analgésico e antipirético bastante comum no mercado.

Estes medicamentos passam a estar indisponíveis para venda, sendo que todos os medicamentos que estejam em stock não poderão ser vendidos, dispensados ou administrados e as entidades devem proceder à sua devolução.

ZAP //

4 COMENTÁRIOS

    • correcção à correcção:
      Pois, se ignorarmos a cerca de uma dezena de excipientes, sim, o medicamento é parecetamol, de outro modo os medicamentos são constituídos por paracetamol, que na verdade apenas representa uma fracção da composição do medicamento…

  1. Eu tenho Metformina da Mylan, se os devolver á Famácia sou ressarcido do dinheiro ou me devolvem um medicamento equivalente, ou como já me aconteceu…..ficar sem medicamento e sem dinheiro e de ter de comprar outro????

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …