/

Gestores da TAP reclamam 6,8 milhões de prémios de anos com elevados prejuízos

10

José Sena Goulão / Lusa

Fernando Pinto, presidente da TAP

Fernando Pinto, presidente da TAP

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, e a sua equipa de administradores reclamam à empresa estatal Parpública mais de 6,8 milhões de euros em prémios de gestão relativos ao desempenho entre 2006 e 2011, apesar dos resultados negativos apresentados pela companhia de aviação nalguns desses anos.

Segundo o Observador, Fernando Pinto e os administradores executivos Michael Connoly, Luiz Môr, Manoel Torres e Luís Vaz reclamam o pagamento de mais de 6,8 milhões de euros da Parpública.

A empresa de capitais públicos era a única accionista da TAP até à privatização da transportadora aérea, em 2015.

Os cinco gestores terão recebido 1,8 milhões de euros de prémios relativos a 2006 e 2007, mas reclamam que ainda têm direito a outras compensações por objectivos cumpridos, no âmbito do contrato de gestão assinado com a TAP.

Só relativamente a 2008, os cinco elementos dizem ter direito a cerca de 1 milhão de euros de prémios de gestão. Neste exercício, a TAP SGPS teve prejuízos de 288 milhões de euros, enquanto a TAP, SA apresentou resultados negativos da ordem dos 209 milhões de euros.

Entre 2008 e 2001, a TAP, SGPS apresentou prejuízos acumulados de cerca de 425 milhões de euros, muito por culpa da compra da empresa brasileira VEM, concretizada pela administração de Fernando Pinto.

Apesar disso, os cinco gestores alegam que têm direito a prémios de gestão e apresentam como prova disso uma série de e-mails trocados, em Outubro de 2009, com Isabel Nisa Malaquias, a assessora do ex-secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas, Paulo Campos.

O diferendo entre a equipa de gestão da TAP e a Parpública arrasta-se desde 2007, com a empresa estatal a não reconhecer as argumentações dos administradores, que levaram o caso para tribunal.

ZAP

10 Comments

  1. diz que os objectivo foram cumpridos. será que os objectivos era o prejuizo da transportadora ou era ela ter lucro?
    depois de tanto prejuizo que causaram ainda vêm reclamar premios? devia ter vergonha.
    mais uma vez, vai ser o zé povinho a pagar os prejuizos da TAP.
    se fosse privada ja nao entrava o dinheiro dos contribuente para esta cambada de “chulos”.
    o estado devia era baixar o salario a esta corja. nao deviam ganhar mais do que o presidente da republica (que ja nao é nada mau).
    por isto é que vem a CE aplicar multas pelo alto defice

  2. Como é que estes senhores chegam a um cargo de gestão de uma empresa destas dimensões com tamanha incompetência…isso sim, é um grande mistério. Deviam fazer uma limpeza, expulsar, multar e aprisionar esta canalha que só prejudica Portugal e os portugueses.

  3. Estou plenamente de acordo com o comentário do ” ZE DAS ISCAS! estes gajos deviam ser responsabilizados criminalmente, Pois a TAP só começou a dar prejuízo logo com a entrado do Sr Fernando Pinto (e porquè?) porque já estava nos planos
    ficar com a empresa para fazer a fusão com a AZUL.( cambada de ….)
    E o que me revolta nisto tudo foi o novo governo consentir que este GABIRU) ficasse na empresa.. Era correr com ele e outros tantos. Vão ver que daqui alguns meses véem dizer que a empresa apresentou xxxxxLucros.

  4. chamam gestores aquem da milhoes de prejuízo colocam a companhia em situação econômica extremamente difícil e agora querem indemnizacao seria dar-lhe como recompensa 12 meses de ferias na carregueira e que po-los andar

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.