Gestores da TAP reclamam 6,8 milhões de prémios de anos com elevados prejuízos

José Sena Goulão / Lusa

Fernando Pinto, presidente da TAP

Fernando Pinto, presidente da TAP

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, e a sua equipa de administradores reclamam à empresa estatal Parpública mais de 6,8 milhões de euros em prémios de gestão relativos ao desempenho entre 2006 e 2011, apesar dos resultados negativos apresentados pela companhia de aviação nalguns desses anos.

Segundo o Observador, Fernando Pinto e os administradores executivos Michael Connoly, Luiz Môr, Manoel Torres e Luís Vaz reclamam o pagamento de mais de 6,8 milhões de euros da Parpública.

A empresa de capitais públicos era a única accionista da TAP até à privatização da transportadora aérea, em 2015.

Os cinco gestores terão recebido 1,8 milhões de euros de prémios relativos a 2006 e 2007, mas reclamam que ainda têm direito a outras compensações por objectivos cumpridos, no âmbito do contrato de gestão assinado com a TAP.

Só relativamente a 2008, os cinco elementos dizem ter direito a cerca de 1 milhão de euros de prémios de gestão. Neste exercício, a TAP SGPS teve prejuízos de 288 milhões de euros, enquanto a TAP, SA apresentou resultados negativos da ordem dos 209 milhões de euros.

Entre 2008 e 2001, a TAP, SGPS apresentou prejuízos acumulados de cerca de 425 milhões de euros, muito por culpa da compra da empresa brasileira VEM, concretizada pela administração de Fernando Pinto.

Apesar disso, os cinco gestores alegam que têm direito a prémios de gestão e apresentam como prova disso uma série de e-mails trocados, em Outubro de 2009, com Isabel Nisa Malaquias, a assessora do ex-secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas, Paulo Campos.

O diferendo entre a equipa de gestão da TAP e a Parpública arrasta-se desde 2007, com a empresa estatal a não reconhecer as argumentações dos administradores, que levaram o caso para tribunal.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. diz que os objectivo foram cumpridos. será que os objectivos era o prejuizo da transportadora ou era ela ter lucro?
    depois de tanto prejuizo que causaram ainda vêm reclamar premios? devia ter vergonha.
    mais uma vez, vai ser o zé povinho a pagar os prejuizos da TAP.
    se fosse privada ja nao entrava o dinheiro dos contribuente para esta cambada de “chulos”.
    o estado devia era baixar o salario a esta corja. nao deviam ganhar mais do que o presidente da republica (que ja nao é nada mau).
    por isto é que vem a CE aplicar multas pelo alto defice

  2. Como é que estes senhores chegam a um cargo de gestão de uma empresa destas dimensões com tamanha incompetência…isso sim, é um grande mistério. Deviam fazer uma limpeza, expulsar, multar e aprisionar esta canalha que só prejudica Portugal e os portugueses.

  3. Estou plenamente de acordo com o comentário do ” ZE DAS ISCAS! estes gajos deviam ser responsabilizados criminalmente, Pois a TAP só começou a dar prejuízo logo com a entrado do Sr Fernando Pinto (e porquè?) porque já estava nos planos
    ficar com a empresa para fazer a fusão com a AZUL.( cambada de ….)
    E o que me revolta nisto tudo foi o novo governo consentir que este GABIRU) ficasse na empresa.. Era correr com ele e outros tantos. Vão ver que daqui alguns meses véem dizer que a empresa apresentou xxxxxLucros.

  4. chamam gestores aquem da milhoes de prejuízo colocam a companhia em situação econômica extremamente difícil e agora querem indemnizacao seria dar-lhe como recompensa 12 meses de ferias na carregueira e que po-los andar

RESPONDER

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Mulheres longe do poder local

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …