Gene especial torna alguns fumadores mais magros

Um novo estudo revela que há uma ligação clara entre fumar e perder peso, pelo menos em alguns casos. Cientistas dinamarqueses descobriram que alguns fumadores são mais magros por causa de um gene especial.

“Se se fuma e se tem esse gene, então pesa-se menos do que se pesaria sem ele. O mesmo não se aplica, contudo, se se é não fumador. Isto sugere que é o acto de fumar que resulta na perda de peso”, explica um dos autores do estudo, o professor da Universidade de Copenhaga Børge Nordestgaard, citado pelo site Science Nordic.

Em causa estão dois defeitos genéticos no gene CHRNA3, conforme aponta a publicação.

A análise destes cientistas foi feita com a participação de mais de 80 mil pessoas, das quais 15.220 eram fumadoras. Eles compararam os genes, o peso corporal, a massa gorda e a média da linha da cintura destes indivíduos e concluíram que só o peso é positivamente afectado pelo consumo de tabaco.

De acordo com os resultados obtidos, os fumadores com este gene especial pesavam, em média, menos 1,2 quilos do que os fumadores sem esse gene.

Este gene específico já foi associado, em estudos anteriores, ao número de cigarros que cada pessoa fuma.

Apesar destes resultados, publicados no International Journal of Epidemiology, Børge Nordestgaard destaca que “isto não é uma desculpa para fumar“. “Mas quando os fumadores dizem que é isto que os trava de deixarem de fumar, temos que os levar a sério – porque está certo o suficiente”, explica ao Science Nordic.

O especialista em obesidade do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Copenhaga, Thorkild I. A. Sørensen, refere no mesmo site que “o estudo não nos dá nenhuma razão para mudar a recomendação geral de que as pessoas devem parar de fumar, mas pode-se dizer, talvez, que os fumadores que querem manter o seu peso baixo precisam de ajuda extra”.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.