Gene especial torna alguns fumadores mais magros

Um novo estudo revela que há uma ligação clara entre fumar e perder peso, pelo menos em alguns casos. Cientistas dinamarqueses descobriram que alguns fumadores são mais magros por causa de um gene especial.

“Se se fuma e se tem esse gene, então pesa-se menos do que se pesaria sem ele. O mesmo não se aplica, contudo, se se é não fumador. Isto sugere que é o acto de fumar que resulta na perda de peso”, explica um dos autores do estudo, o professor da Universidade de Copenhaga Børge Nordestgaard, citado pelo site Science Nordic.

Em causa estão dois defeitos genéticos no gene CHRNA3, conforme aponta a publicação.

A análise destes cientistas foi feita com a participação de mais de 80 mil pessoas, das quais 15.220 eram fumadoras. Eles compararam os genes, o peso corporal, a massa gorda e a média da linha da cintura destes indivíduos e concluíram que só o peso é positivamente afectado pelo consumo de tabaco.

De acordo com os resultados obtidos, os fumadores com este gene especial pesavam, em média, menos 1,2 quilos do que os fumadores sem esse gene.

Este gene específico já foi associado, em estudos anteriores, ao número de cigarros que cada pessoa fuma.

Apesar destes resultados, publicados no International Journal of Epidemiology, Børge Nordestgaard destaca que “isto não é uma desculpa para fumar“. “Mas quando os fumadores dizem que é isto que os trava de deixarem de fumar, temos que os levar a sério – porque está certo o suficiente”, explica ao Science Nordic.

O especialista em obesidade do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Copenhaga, Thorkild I. A. Sørensen, refere no mesmo site que “o estudo não nos dá nenhuma razão para mudar a recomendação geral de que as pessoas devem parar de fumar, mas pode-se dizer, talvez, que os fumadores que querem manter o seu peso baixo precisam de ajuda extra”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …