//

França vai apoiar a Grécia na renegociação da dívida

Parti socialiste / Flickr

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin

O novo ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, conseguiu o apoio de Paris após um encontro com o seu homólogo francês, Michel Sapin, na busca de um acordo com os credores internacionais. Mas o corte da dívida está descartado, diz Sapin.

O ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou este domingo que pretende chegar a um novo acordo com os credores internacionais do país “até ao fim de maio”, e reafirmou que Atenas não vai receber mais nenhuma parcela de empréstimo até lá.

εγω / Wikimedia

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O novo ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

A proposta foi apresentada após um encontro em Paris com o ministro das Finanças francês, Michel Sapin.

Sapin diz considerar legítima a preocupação de Atenas com o peso da dívida e ofereceu o apoio francês a Varoufakis na busca por um acordo que possa aliviar os gregos.

O perdão das dívidas, porém, está fora de discussão.

“Podemos discutir, adiar, aliviar. Qualquer coisa que puder aliviar o peso da dívida grega será bem-vinda. Mas é claro que não será discutido um perdão”, afirmou o ministro francês, realçando que isso significaria a transferência do pagamento da dívida do contribuinte grego para o contribuinte europeu.

Sapin insistiu que uma saída da Grécia da zona do euro não está em questão.

A visita de Varoufakis a França faz parte de uma ofensiva diplomática dos novos líderes gregos para tentar alcançar mudanças nos termos da dívida do país, enquanto diversas medidas de austeridade, impostas pelos credores e pela “troika” FMI, BCE e UE, estão a ser canceladas.

Na sexta-feira, Varoufakis encontrou-se com o secretário americano do Tesouro, Jack Lew. Esta segunda-feira o ministro grego visita o seu homólogo britânico, George Osborne, em Londres. Na terça-feira, segue para Roma.

ZAP / DW

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.