França poderá acabar com as redes Wi-Fi públicas na luta contra o terrorismo

Tudo vale na luta contra o terrorismo e a França está a equacionar a possibilidade de proibir as redes Wi-fi públicas como medida extraordinária de segurança.

O jornal Le Monde teve acesso a um documento interno do Departamento de Liberdades Públicas e Assuntos Jurídicos, instância do Ministério do Interior, no qual estará definida esta medida de “proibir conexões Wi-Fi gratuitas e compartilhadas” em situações de estado de emergência.

Esta hipótese estará ainda em estudo, mas o Ministério do Interior francês espera poder aplicá-la já a partir de Janeiro de 2016.

A ideia encontra sustentação na posição oficial da polícia que argumenta que é difícil detectar suspeitos que utilizam redes públicas e compartilhadas com outros.

Outra medida de segurança que o governo francês está a estudar, no seguimento dos ataques terroristas que abalaram Paris no passado dia 13 de Novembro, é “bloquear ou proibir as comunicações através da rede Tor“, um software de anonimato que oculta o endereço IP de quem a utiliza.

Neste caso, a medida seria de aplicação generalizada e não apenas em regime de estado de emergência, mas poderá encontrar dificuldades por eventual violação da Constituição Francesa.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.