/

Bebidas “light” não ajudam a manter o peso e até aumentam o apetite

1

Um novo estudo revela que, apesar de terem menos calorias, as bebidas “light” não só não ajudam a perder peso como ainda aumentam o desejo de comer devido aos adoçantes artificiais que contêm.

Os investigadores analisaram o impacto de adoçantes não-nutritivos como o aspartamo, que estão tornar-se cada vez mais comuns em bebidas consideradas dietéticas, para substituir o açúcar.

Ao longo do estudo, os cientistas deram a um grupo de 30 participantes do sexo masculino três diferentes tipos de adoçantes, ou açúcar, antes de registarem a sua ingestão de alimentos durante alguns dias.

Em cada dia do teste, os participantes comeram o pequeno-almoço e, a meio da manhã, ingeriram uma bebida com açúcar normal ou com adoçante artificial. Depois, os indivíduos foram convidados a almoçar até ficarem completamente satisfeitos.

As concentrações de glicose no sangue e insulina foram analisadas e foi ainda registado tudo o que os homens comeram ao longo dos dias.

Os cientistas concluíram que não houve diferença no consumo diário de energia, o que significa que os participantes em geral consumiram a mesma quantidade de calorias.

Ou seja, os voluntários que ingeriram adoçantes artificiais encontrados nas bebidas “light” deveriam ter perdido peso evitando o açúcar em bebidas normais, mas tal não aconteceu, porque ingeriram mais calorias ao almoço – o que fez com que mantivessem o mesmo peso.

Os resultados, publicados no International Journal of Obesity, foram descritos como “surpreendentes” pela autora principal, Siew Ling Tey, da Agência de Ciência, Tecnologia e Investigação em Singapura.

“A energia poupada através da substituição do açúcar por adoçantes não nutritivos foi totalmente compensada em refeições subsequentes neste estudo, portanto, não foi encontrada nenhuma diferença no consumo total de energia diária”, destaca Tey, citado pelo Huffington Post.

“Parece que a fonte de edulcorantes, sejam artificiais ou naturais, não produz qualquer efeito sobre a ingestão de energia, glicose e insulina”, conclui a cientista.

BZR, ZAP

1 Comment

  1. Isto já eu sei há tanto tempo…afinal a comunidade de medicina alternativa é que a sabe toda. Mais uma vez, uma prova disso.
    Mas atenção, incluem CLARO, os adoçantes naturais, metem tudo no mesmo saco, para não parecer que os artificiais é que são o “bicho papão”. Táctica previsível…
    A porcaria do aspártamo e acesulfame K está presente até nos remédios para a tosse das crianças!…Mas nãoé toda a gente que se preocupa em ler as bulas dos ingredientes dos medicamentos, não é verdade?…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.