//

Estudo da NASA prevê catástrofe em Los Angeles nos próximos 3 anos

1

New Line Cinema

Poster de San Andreas (2015)

O Jet Propulsion Laboratory da NASA, agência espacial norte-americana, divulgou uma previsão de que nos próximos três anos a cidade de Los Angeles, na Califórnia, será atingida por um forte terramoto, que provocará a morte de centenas de pessoas.

O recente San Andreas, filme de acção de Brad Peyton com Dwayne Johnson e Carla Gugino, que mostra a destruição de Los Angeles por um massivo terramoto, pode afinal ser uma antevisão do futuro. E muito brevemente.

Segundo a CBS, uma equipa de investigadores do JPL, laboratório de investigação da NASA, liderada pela geofísica Andrea Donnellan, estudou as consequências do terremoto ocorrido em 2014 na cidade de La Habra, no estado da Califórnia.

De acordo com o estudo, publicado no início deste mês, apesar de o terramoto de 2014 ter aliviado a tensão na crosta terrestre, a energia que restou é suficiente para provocar um novo terramoto de magnitude entre 6,1 e 6,3 pontos na escala de Richter.

Um sismo desta magnitude, de acordo com esta escala, “pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas”.

Após esta descoberta, a equipa de Donnellan decidiu calcular a probabilidade de novos tremores de terra ocorrerem num raio de 100 quilómetros de Los Angeles.

O resultado destes cálculos revelou que há uma chocante probabilidade de 99.9% de um terramoto de 5° na escala de Richter atingir a cidade.

Os dados da NASA, no entanto, são contestados pelos sismologistas do USGS, o Serviço Geológico dos EUA, que calculam que essa probabilidade é de “apenas de 85%”.

A NASA baseia os seus cálculos em dados obtidos por radares e sistemas de navegação, enquanto o Serviço Geológico se baseia em mapas e modelagem computacional de falhas.

Mas, independentemente da diferença de metodologia e das discrepâncias nas percentagens, os cientistas concordam que a probabilidade de ocorrer um terramoto de tamanho moderado em Los Angeles nos próximos 3 anos “é muito elevada”.

Em conclusão, a população de Los Angeles tem que estar preparada para uma catástrofe.

Mas em Los Angeles, isso não é novidade.

 ZAP

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

1 Comment

  1. Uma percentagem de 85% e as razões expostas são de considerar.No entanto Deus supera o Homem.Esperemos que não seja tão perto.E se for é a vida.
    Também não estamos livres vivendo numa área muito susceptível a estes problemas da natureza.Só há é que atempadamente elaborar planos adequados para “o depois de), já que nada se pode evitar antes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.