/

Estado assumiu o risco de dívida da TAP no processo de venda

7

y kawahara / Wikimedia

O processo de venda da TAP ao consórcio Gateway só foi possível porque o Estado assumiu, perante os Bancos envolvidos, os riscos da dívida da companhia aérea.

Um dado avançado pelo jornal Expresso que atesta que o Estado é, simultaneamente, o vendedor e o fiador neste processo de privatização da TAP.

“Em caso de incumprimento ou desequilíbrio financeiro, os bancos têm o direito de obrigar a Parpúbica a recomprar a TAP“, escreve-se no semanário.

O jornal cita o documento do acordo entre a Parpública, a holding do Estado que detinha a totalidade do capital da TAP, e os Bancos e que teve o aval do governo.

“As negociações de última hora deram aos bancos a segurança de que, se for necessário, o Estado repõe a garantia pública à dívida bancária”, afiança-se no Expresso.

A dívida bancária envolvida é da ordem dos 770 milhões de euros. Se o consórcio Gateway falhar uma das prestações aos Bancos, estes têm o Estado como garantia de pagamento.

Este detalhe foi exigido pelas entidades bancárias, conforme afiança o jornal, para viabilizar o processo e prolongar a dívida por um período de sete anos.

ZAP

7 Comments

  1. a isto não se chama venda, chama-se “dado e arregaçado”. negociatas destas tornam as PPP’s uma brincadeira. Ainda bem que 2/3 dos portugueses votaram contra esta quadrilha. Vai ser muito difícil ao Costa dar volta ao assunto, sem dinheiro e com os bens oferecidos a amigos e familiares e vistos dourados reduzidos a sóvistos porque o ouro viste-o vai ter mesmo que pedir ajuda financeira.

  2. Estão a ver porque é que o Cavaco não tem pressa nenhuma em dar posse ao Costa? Há que dar tempo à bandidagem para fazer as últimas negociatas.

    • Claro que sim… Rato sempre Rato… votem neles nas próximas eleições ou em ditos independentes que façam ou já tenham feito parte de um destes partidos… PS, PSD e CDS… são do melhor…

    • E não só. Muitos do que lá foram ao “beija-mão” foi para garantir ao senhor Silva os taxos aos que vão sair do governo. É só esperar uns tempos para ver.
      TAP um negócio à pastor – As ovelhas que morrem são do patrão as que nascem são do pastor.

  3. Pois claro!!
    Se der lucro o lucro fica para o privado; se der prejuízo, fica para o publico!!
    Muito bom negócio, sim senhor!!
    .
    Com governantes destes, até os ladrões, vigaristas, etc, ficam preocupados…

  4. Políticos Portugueses no seu melhor… toca a votar neles…
    Assim vamos para a frente… não de esqueças de votar nos mesmo no dia 24 de Janeiro… em breve a os gregos vão se estar e rir de nós… força cavaco é o maior…
    Sim o maior…. o maior mer***… de sempre… bom mais os restantes políticos Portugueses… mesmo os das fileiras os ditos juventudes há e os do lares para velhinhos e os que já lá deviam estar também são os maiores!

    Só uma ideia por que não vendar os monumentos… tipo se os chineses gostam da torre de Belém porque não a vender as peças para a china montar lá em Pequim? Bom vender…. oferecer como gratificação pelos vistos gold…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.