/

Energia em Lisboa é a mais cara da Europa

6

Os preços da electricidade e do gás em Portugal são dos mais elevados da Europa. Lisboa tem mesmo a electricidade mais cara a nível europeu e fica em segundo lugar no capítulo dos preços de gás mais elevados, se excluirmos as taxas praticadas por cada país.

Estes dados são evidenciados depois de um estudo levado a cabo a nível europeu ter colocado Lisboa como a cidade mais cara, em termos de preços da electricidade. Praga (República Checa) e Berlim (Alemanha) só ficam à frente da capital portuguesa com o acrescento das taxas.

Relativamente ao gás, Lisboa fica em segundo lugar, atrás de Estocolmo (Suécia), possuindo também um dos preços mais caros da Europa. Se acrescentarmos as taxas praticadas, a capital portuguesa cai para terceiro lugar, atrás de Estocolmo e Copenhaga (Dinamarca).

Este estudo relativamente ao preço da energia foi feito em 23 capitais da Europa e concluiu que pode haver variações da ordem dos 142% entre os diferentes países envolvidos.

Helsínquia (Finlândia), Estocolmo e Belgrado (Sérvia) são as cidades com preços de electricidade mais barata, enquanto Luxemburgo (Luxemburgo), Bruxelas (Bélgica) e Londres (Reino Unido) têm os preços de gás mais baratos, excluindo taxas.

O mesmo estudo nota ainda o facto de os preços reflectirem apenas em cerca de metade a concorrência de mercado, enquanto as autoridades fiscais e as entidades reguladoras em cada país determinam a restante metade praticada, mediante a aplicação de tarifas e taxas.

Excluindo as taxas internas praticadas por cada Estado, eis os valores cobrados pela electricidade e o gás.

Mapa1 Mapa2

SV, ZAP

6 Comments

  1. Poderiam ter acrescentado que temos o ordenado mínimo e médio mais elevado da europa para não ficarmos ofendidos. Há quanto tempo se sabe que temos ordenados do terceiro mundo (exceto políticos, administradores, médicos e outros semelhantes) e pagamos tanto mais que os restantes europeus?

  2. Também é uma das cidades da Europa onde os políticos mais se abotoam (vam) à vontadex!…..

    …queinhe, queinhe, queinhe, queinhe……

  3. Sr. jornalista porque não enviar estes gráficos para assembleia da república para que possam ser analisados pelos “experts” (os nossos políticos)?
    Os nossos políticos é que gostam muito de gráficos!
    Se isto é democracia, que venha a ditadura…Somos roubados todos os dias e de qualquer forma.
    Isto é uma vergonha, nada que não se saiba, mas infelizmente existe todos os dias e em escalas sempre superiores.

  4. Muito interessante. Aparentemente o que torna o custo da electricidade tam caro é o custo da distribuição que responde pelo 50% do custo total, muito acima da media..

  5. Eu mudei para o mercado liberalizado há pouco, escolhi a empresa ‘LuzBoa’ e estou muito satisfeito, tanto com o preço como o atendimento e apoio ao cliente. Se quiserem ver os preços deixo aqui o site deles: http://www.luzboa.pt
    Façam as contas, porque vale a pena, ao fim de um ano a poupança é significativa!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.