//

Dinamarqueses constroem vila universitária sustentável com contentores

3

A qualidade de vida e o fervor cultural tornaram Copenhaga, capital da Dinamarca, um destino bastante procurado. A contrapartida para a actual popularidade da cidade, no entanto, é a escassez de espaços para construção e casas para alojar os imigrantes que chegam para trabalhar, viver ou estudar na cidade.

O projecto de casas feitas em contentores da empresa dinamarquesa CPH Containers visa precisamente responder às necessidades habitacionais dos estudantes na cidade.

A ideia foi criar um projecto barato, ecologicamente sustentável, acessível e de fácil construção.

O projecto é semelhante ao Village Underground Lisboa, que em 2014 transformou autocarros e contentores num parque de escritórios em Lisboa.

Encontrar um local para a vila de estudantes, inteiramente feita de contentores, no entanto, não era tarefa simples.

E a solução foi instalar a vila numa área ampla, acessível e financeiramente viável: o porto.

A zona portuária não permite construções permanentes – motivo pelo qual o projecto de instalar casas de contentores se encaixou tão bem no local

A vila pode ser removida em qualquer altura, sem quase nenhum dano para o local.

Os contentores são montados como peças de lego gigantes, encaixados e parafusados uns aos outros. As casas são projectadas para receberem bastante luz natural, oferecendo espaços plenamente iluminados.

E no futuro, quando o desenvolvimento urbanístico do local assim o exigir, a vila estará pronta para ser desmontada e transportada para outro local.

ZAP / Hypeness

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.