/

Crise leva à queda de uso de Visa em Portugal

LaTunya Howard / USN

foto: LaTunya Howard / USN

foto: LaTunya Howard / USN

As transações com cartões Visa caíram em 2013, o que o responsável da empresa em Portugal relaciona com a crise económica que o país atravessa, apesar de antever uma melhoria da situação para o próximo ano.

“O número médio de transações no ponto de venda caiu 8,2%. Houve 49,6 transações em média no ponto de venda, quando em 2012 foram 54 transações. Em volume, no ponto de venda, houve um decréscimo de 1,4% para 23,7 mil milhões de euros”, disse à Lusa Sérgio Botelho, gestor da Visa Europe em Portugal, que associa este decréscimo à “atual situação económica”.

Ainda assim, disse o responsável, a queda de 1,4% no volume de transações no ano passado ficou abaixo do recuo de 5,6% de 2012 e nos últimos “dois trimestres fiscais, entre abril e setembro, começou a sentir-se uma melhoria na faturação e na utilização de cartões, o que demonstra a confiança que os portugueses começam a sentir”.

A Visa Europe, empresa emissora de cartões de pagamento, apresentou hoje os resultados do ano fiscal de 2013, que compreende o período entre outubro de 2012 e setembro de 2013.

Ainda em Portugal, o valor médio de transação no ponto de venda caiu uns ligeiros 0,8% para 39,90 euros, mantendo a tendência decrescente dos últimos anos, com o responsável da Visa Portugal a justificar a diminuição com o facto de cada vez mais os portugueses usarem os cartões Visa para pagarem “pequenos valores”.

Apesar disto, em Portugal, um euro em cada 4,52 euros gastos foram transacionados através de um cartão Visa, enquanto na Europa o valor foi de um euro em cada 6,75 euros.

Em Portugal, registou-se ainda um crescimento de 8% da emissão de cartões e aumentaram as transações com cartões Business/Corporate, destinados a empresas, com a despesa total realizada a aumentar 11,4% para mil milhões de euros.

As despesas com cartões pré-pagos aumentaram cerca de 400% para 425 milhões de euros, que a Visa atribui aos benefícios no pagamento de subsídios de refeição com cartões pré-pagos.

Quanto à fraude com cartões Visa em Portugal, esta foi de 0,017%, cerca de três vezes inferior à média europeia (0,045%).

Para este ano, os objetivos da Visa estão relacionaodos com as inovações tecnológicas no pagamento com cartões, sobretudo no incremento de cartões ‘contactless’ (tecnologia sem contacto, que permite fazer pagamentos sem necessidade de inserir o cartão). A Visa lançará ainda programas piloto de pagamentos através do telemóvel e de transferências monetárias entre pessoas também usando os telemóveis.

“A visão da Visa é que, em 2020, metade das transações hoje realizadas com cartões sejam realizadas com um objeto móvel, como um ‘smartphone’ ou um ‘tablet'”, disse Sérgio Botelho.

Em 2013, na Europa, a Visa tinha 494 milhões de cartões em circulação em 37 países, mais 6% do que no ano anterior.

A empresa gerou no ano fiscal passado mil milhões de euros de receitas, tendo a despesa com cartões Visa atingido os dois biliões de euros.

Presente em Portugal desde 1970, a Visa é uma empresa de tecnologia de pagamentos atualmente detida e operada por bancos europeus e outros fornecedores de serviços de pagamentos. A sua principal concorrente é a também norte-americana MasterCard.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.