/

Como será o seu filho quando envelhecer?

DR Ulric Collette

-

Investigadores da Universidade de Washington desenvolveram um algoritmo que consegue antecipar, a partir de apenas uma foto, o aspecto de uma pessoa até aos 80 anos de idade.

Depois de analisarem centenas de diferentes imagens faciais na internet, os cientistas conseguem agora revelar aos seus pais o aspecto dos filhos no futuro.

“O nosso extenso estudo demonstrou resultados de progressão da idade tão convincentes que as pessoas não os conseguem distinguir da realidade“, afirmou à UW News Steven Seitz, um dos investigadores do projecto. “Quando mostradas imagens de uma fotografia da progressão de idade de uma criança e uma fotografia do mesmo indivíduo em adulto, as pessoas não conseguiam identificar com certeza qual era a foto real”, explicou.

DR Universidade de Washington

-

Muitos outros programas de simulação de envelhecimento estão disponíveis online e como aplicação para smartphones. Porém, este software, que usa “iluminação consciente da progressão da idade”, é o único que consegue compensar os diferentes tons de luz, expressões faciais e posições da cabeça, alegam os investigadores.

Ira Kemelmacher-Shlizerman, professor assistente da Universidade de Washington e pioneiro na pesquisa, afirmou que, em breve, será possível experimentar o software online, através de upload de fotos ou via webcam.

Para além de o programa servir, certamente, para proporcionar horas de diversão em família, é acima de tudo esperado que seja usado nas investigações de crianças desaparecidas e na indústria cinematográfica.

DR Universidade de Washington

-

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.