/

Cientistas vão viver num vulcão durante oito meses para simular vida em Marte

Universidade do Havai

A cúpula onde os cientistas vão viver, situada no vulcão Mauna Loa

A cúpula onde os cientistas vão viver está situada no vulcão Mauna Loa, no Havai

Um grupo de cientistas financiados pela NASA vai estudar o comportamento humano numa eventual viagem para Marte, simulando a exploração espacial numa cúpula situada num vulcão no Havai.

Os seis membros da tripulação vão viver no vulcão Mauna Loa, que está fora de atividade desde 1984, e não terão qualquer contacto físico com o mundo exterior. Os indivíduos foram selecionados de um grupo de 700 candidatos que passaram por testes cognitivos e de personalidade.

A tripulação irá realizar trabalhos de campo e tarefas diárias básicas na cúpula de 365 metros quadrados. Todas as comunicações com o exterior vão ocorrer com 20 minutos de atraso, simulando o tempo que as mensagens demoram a percorrer a distância entre Marte e a Terra.

“Esperamos conseguir descobrir como preparar melhor os astronautas, criar uma tripulação e apoiá-la em missões espaciais de longa duração” afirmou Kim Binstead, professora da Universidade do Havai.

“As rotinas diárias incluem preparação de alimentos, exercício, investigação e trabalhos de campo alinhados com as expectativas da exploração planetária da NASA”, destacou a especialista, citada pela Fox News.

O projeto, denominado Exploração Espacial Analógica e Simulada do Havaí (HI-SEAS), tem como objetivo avaliar as dificuldades psicológicas associadas à vida em condições isoladas no Planeta Vermelho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.