Cientistas vão viver num vulcão durante oito meses para simular vida em Marte

Universidade do Havai

A cúpula onde os cientistas vão viver, situada no vulcão Mauna Loa

A cúpula onde os cientistas vão viver está situada no vulcão Mauna Loa, no Havai

Um grupo de cientistas financiados pela NASA vai estudar o comportamento humano numa eventual viagem para Marte, simulando a exploração espacial numa cúpula situada num vulcão no Havai.

Os seis membros da tripulação vão viver no vulcão Mauna Loa, que está fora de atividade desde 1984, e não terão qualquer contacto físico com o mundo exterior. Os indivíduos foram selecionados de um grupo de 700 candidatos que passaram por testes cognitivos e de personalidade.

A tripulação irá realizar trabalhos de campo e tarefas diárias básicas na cúpula de 365 metros quadrados. Todas as comunicações com o exterior vão ocorrer com 20 minutos de atraso, simulando o tempo que as mensagens demoram a percorrer a distância entre Marte e a Terra.

“Esperamos conseguir descobrir como preparar melhor os astronautas, criar uma tripulação e apoiá-la em missões espaciais de longa duração” afirmou Kim Binstead, professora da Universidade do Havai.

“As rotinas diárias incluem preparação de alimentos, exercício, investigação e trabalhos de campo alinhados com as expectativas da exploração planetária da NASA”, destacou a especialista, citada pela Fox News.

O projeto, denominado Exploração Espacial Analógica e Simulada do Havaí (HI-SEAS), tem como objetivo avaliar as dificuldades psicológicas associadas à vida em condições isoladas no Planeta Vermelho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …