Barcelona: uma galeria de arte a céu aberto

 

Muitos dos “tesouros” de Barcelona estão ao ar livre, ao alcance de qualquer um. Apreciar o melhor da arquitectura e arte na cidade catalã pode custar absolutamene nada: algumas das obras mais bonitas do mundo estão lá, à vista de quem quer admirá-las.

AEIOU e Hostelworld, o site líder em reserva de acomodação barata pelo mundo, destacam algumas dessas maravilhas que tornam Barcelona praticamente uma galeria de arte a céu aberto. Da genialidade de Gaudí à modernidade de Gehry e Lichtenstein, veja o que de melhor se encontra pelas ruas da cidade.

 

Obras de Gaudí em Barcelona

Não por acaso o nome de Antoni Gaudí é imediatamente associado a Barcelona. O inimitável legado do arquitecto catalão está por toda a parte e tornou-se numa das principais atracções turísticas da cidade. Nascido em Reus, em 1852, Gaudí formou-se em Arquitectura em 1878. Muitos arquitectos do mundo todo, à época e até os dias de hoje, inspiram-se nas suas obras marcadas por estilos absolutamente únicos e distintos.

A Basílica La Sagrada Familia, o Parc Güell e a Casa Batlló são três das mais conhecidas obras de Gaudí que podem ser apreciadas em Barcelona ao ar livre.

 

La Sagrada Familia está localizada na Calle Mallorca e pode ser visitada pelo público em horários específicos. Para quem tem pouco para gastar, pode-se simplesmente apreciar a beleza da igreja do lado de fora – o que, na verdade, é uma óptima ideia, já que a estrutura e fachada da basílica é até mais famosa e elogiada do que seus interiores.

A sua construção começou em 1882, e até hoje não foi concluída. A expectativa é que a obra seja completada em 2026, quando será celebrado o centenário de morte de Gaudí.

 

Já o Parc Güell merece sim uma visita completa. Aliás, pode-se ficar um dia inteiro por lá e não se conseguir nem ver nem apreciar tanta beleza.

Destaque para o dragão-fonte de Gaudí na entrada, a passarela sustentada por pilares de pedra que parecem tortos, e o amplo terraço que oferece vistas incríveis do parque e de parte da cidade.

Localizado no Passeig de Gracia, a Casa Batlló tem uma fachada das mais impressionantes, tendo-se a impressão de ser feita de ossos e crânios – os ossos são os pilares de sustentação, e as caveiras são as sacadas.

Quanto mais se presta atenção ao detalhes, mais é possível apreciar a genialidade e criatividade de Gaudí.

 

Outras obras de renome em Barcelona

Não só Gaudí define o estilo e arquitectura de Barcelona. Pelas ruas da cidade, é possível admirar o talento de outros tantos artistas.

O colombiano Fernando Botero criou O Gato de Raval (El gat del Raval), uma das mais esculturas mais populares da cidade. Está instalado na Rambla de Raval, e foi parte essencial na revitalização do bairro.

Outro destaque é a surrealista El Cap de Barcelona, do artista pop norte-americano Roy Lichtenstein. A escultura foi inicialmente planeada para ocupar o topo de uma das montanhas da cidade, na época dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, mas depois da sua conclusão foi instalada na zona do antigo porto.

O mestre canadiano Frank Gehry também deixou a sua colaboração em Barcelona com o seu peixe gigante na área do Port Olimpic. O “peix” é feito basicamente de cobre e brilha lindamente com o sol de Barcelona.

AEIOU / Hostelworld

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.