Barcelona: uma galeria de arte a céu aberto

 

Muitos dos “tesouros” de Barcelona estão ao ar livre, ao alcance de qualquer um. Apreciar o melhor da arquitectura e arte na cidade catalã pode custar absolutamene nada: algumas das obras mais bonitas do mundo estão lá, à vista de quem quer admirá-las.

AEIOU e Hostelworld, o site líder em reserva de acomodação barata pelo mundo, destacam algumas dessas maravilhas que tornam Barcelona praticamente uma galeria de arte a céu aberto. Da genialidade de Gaudí à modernidade de Gehry e Lichtenstein, veja o que de melhor se encontra pelas ruas da cidade.

 

Obras de Gaudí em Barcelona

Não por acaso o nome de Antoni Gaudí é imediatamente associado a Barcelona. O inimitável legado do arquitecto catalão está por toda a parte e tornou-se numa das principais atracções turísticas da cidade. Nascido em Reus, em 1852, Gaudí formou-se em Arquitectura em 1878. Muitos arquitectos do mundo todo, à época e até os dias de hoje, inspiram-se nas suas obras marcadas por estilos absolutamente únicos e distintos.

A Basílica La Sagrada Familia, o Parc Güell e a Casa Batlló são três das mais conhecidas obras de Gaudí que podem ser apreciadas em Barcelona ao ar livre.

 

La Sagrada Familia está localizada na Calle Mallorca e pode ser visitada pelo público em horários específicos. Para quem tem pouco para gastar, pode-se simplesmente apreciar a beleza da igreja do lado de fora – o que, na verdade, é uma óptima ideia, já que a estrutura e fachada da basílica é até mais famosa e elogiada do que seus interiores.

A sua construção começou em 1882, e até hoje não foi concluída. A expectativa é que a obra seja completada em 2026, quando será celebrado o centenário de morte de Gaudí.

 

Já o Parc Güell merece sim uma visita completa. Aliás, pode-se ficar um dia inteiro por lá e não se conseguir nem ver nem apreciar tanta beleza.

Destaque para o dragão-fonte de Gaudí na entrada, a passarela sustentada por pilares de pedra que parecem tortos, e o amplo terraço que oferece vistas incríveis do parque e de parte da cidade.

Localizado no Passeig de Gracia, a Casa Batlló tem uma fachada das mais impressionantes, tendo-se a impressão de ser feita de ossos e crânios – os ossos são os pilares de sustentação, e as caveiras são as sacadas.

Quanto mais se presta atenção ao detalhes, mais é possível apreciar a genialidade e criatividade de Gaudí.

 

Outras obras de renome em Barcelona

Não só Gaudí define o estilo e arquitectura de Barcelona. Pelas ruas da cidade, é possível admirar o talento de outros tantos artistas.

O colombiano Fernando Botero criou O Gato de Raval (El gat del Raval), uma das mais esculturas mais populares da cidade. Está instalado na Rambla de Raval, e foi parte essencial na revitalização do bairro.

Outro destaque é a surrealista El Cap de Barcelona, do artista pop norte-americano Roy Lichtenstein. A escultura foi inicialmente planeada para ocupar o topo de uma das montanhas da cidade, na época dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, mas depois da sua conclusão foi instalada na zona do antigo porto.

O mestre canadiano Frank Gehry também deixou a sua colaboração em Barcelona com o seu peixe gigante na área do Port Olimpic. O “peix” é feito basicamente de cobre e brilha lindamente com o sol de Barcelona.

AEIOU / Hostelworld

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …