Barcelona: uma galeria de arte a céu aberto

 

Muitos dos “tesouros” de Barcelona estão ao ar livre, ao alcance de qualquer um. Apreciar o melhor da arquitectura e arte na cidade catalã pode custar absolutamene nada: algumas das obras mais bonitas do mundo estão lá, à vista de quem quer admirá-las.

AEIOU e Hostelworld, o site líder em reserva de acomodação barata pelo mundo, destacam algumas dessas maravilhas que tornam Barcelona praticamente uma galeria de arte a céu aberto. Da genialidade de Gaudí à modernidade de Gehry e Lichtenstein, veja o que de melhor se encontra pelas ruas da cidade.

 

Obras de Gaudí em Barcelona

Não por acaso o nome de Antoni Gaudí é imediatamente associado a Barcelona. O inimitável legado do arquitecto catalão está por toda a parte e tornou-se numa das principais atracções turísticas da cidade. Nascido em Reus, em 1852, Gaudí formou-se em Arquitectura em 1878. Muitos arquitectos do mundo todo, à época e até os dias de hoje, inspiram-se nas suas obras marcadas por estilos absolutamente únicos e distintos.

A Basílica La Sagrada Familia, o Parc Güell e a Casa Batlló são três das mais conhecidas obras de Gaudí que podem ser apreciadas em Barcelona ao ar livre.

 

La Sagrada Familia está localizada na Calle Mallorca e pode ser visitada pelo público em horários específicos. Para quem tem pouco para gastar, pode-se simplesmente apreciar a beleza da igreja do lado de fora – o que, na verdade, é uma óptima ideia, já que a estrutura e fachada da basílica é até mais famosa e elogiada do que seus interiores.

A sua construção começou em 1882, e até hoje não foi concluída. A expectativa é que a obra seja completada em 2026, quando será celebrado o centenário de morte de Gaudí.

 

Já o Parc Güell merece sim uma visita completa. Aliás, pode-se ficar um dia inteiro por lá e não se conseguir nem ver nem apreciar tanta beleza.

Destaque para o dragão-fonte de Gaudí na entrada, a passarela sustentada por pilares de pedra que parecem tortos, e o amplo terraço que oferece vistas incríveis do parque e de parte da cidade.

Localizado no Passeig de Gracia, a Casa Batlló tem uma fachada das mais impressionantes, tendo-se a impressão de ser feita de ossos e crânios – os ossos são os pilares de sustentação, e as caveiras são as sacadas.

Quanto mais se presta atenção ao detalhes, mais é possível apreciar a genialidade e criatividade de Gaudí.

 

Outras obras de renome em Barcelona

Não só Gaudí define o estilo e arquitectura de Barcelona. Pelas ruas da cidade, é possível admirar o talento de outros tantos artistas.

O colombiano Fernando Botero criou O Gato de Raval (El gat del Raval), uma das mais esculturas mais populares da cidade. Está instalado na Rambla de Raval, e foi parte essencial na revitalização do bairro.

Outro destaque é a surrealista El Cap de Barcelona, do artista pop norte-americano Roy Lichtenstein. A escultura foi inicialmente planeada para ocupar o topo de uma das montanhas da cidade, na época dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, mas depois da sua conclusão foi instalada na zona do antigo porto.

O mestre canadiano Frank Gehry também deixou a sua colaboração em Barcelona com o seu peixe gigante na área do Port Olimpic. O “peix” é feito basicamente de cobre e brilha lindamente com o sol de Barcelona.

AEIOU / Hostelworld

PARTILHAR

RESPONDER

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …