Astronautas regressam à Terra ao fim de quase um ano no Espaço

1019

ISS / Twitter

Scott Kelly, Sergueï Volkov e Mikhaïl Kornienko regressam da Estação Espacial Internacional (EEI)

Três astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) regressaram esta quarta-feira à Terra após uma experiência que antecede uma potencial missão a Marte que envolveu o norte-americano Scott Kelly e o russo Mikhaïl Kornienko.

Bill Ingalls / NASA

O módulo Soyuz TMA-18M cai à Terra com Scott Kelly, comandante da Expedição 46, e os cosmonautas russos Mikhail Kornienko e Sergey Volkov

O cosmonauta russo Sergueï Volkov, o seu compatriota Mikhaïl Kornienko e o norte-americano Scott Kelly aterraram conforme previsto nas estepes do Cazaquistão pelas 4h27, anunciaram o centro de controlo russo e a NASA.

“O módulo Soyuz TMA-18M aterrou a 147 quilómetros da cidade de Zhezkazgan, região de Qarağandı, na República do Cazaquistão”, disse o representante do Centro de Controlo de Missão russo à RIA Novosti.

Kelly e Kornienko passaram 340 dias na EEI para preparar futuras missões a Marte, enquanto Sergueï Volkov esteve seis meses a bordo.

Durante a missão, a tripulação realizou uma série de experiências científicas que a NASA sublinha terem sido muito importantes para abrir caminho para uma missão tripulada a Marte.

Uma delas foi a primeira flor que cresceu no espaço, que Scott Kelly fotografou.

Além disso, os cientistas europeus enviaram para a Estação Espacial pequenos cogumelos que habitualmente crescem nas rochas da Antártida. O Cryomyces antarcticus e o Cryomyces minteri foram plantados a bordo da estação em condições semelhantes às de Marte. Passados 18 meses, mais de 60% das células dos cogumelos permaneceram intactas, ou seja, com o ADN a funcionar.

Os cosmonautas russos Yury Malenchenko e Sergueï Volkov realizaram uma caminhada espacial na EEI numa experiência para reparar a nave espacial, durante a qual tiraram fotos hipnotizantes, entre as quais uma das selfies mais espetaculares de sempre.

Scott Kelly espantou o mundo a jogar ping-pong nas condições de microgravidade, com duas pás hidrofóbicas e uma esfera de água.

Com uma câmera de resolução 4K, a equipa fez um vídeo impressionante de um comprimido efervescente a dissolver-se numa bola de água.

Scott Kelly tirou uma série de fotos da Terra de uma altitude de cerca de 400 quilómetros, revelando a beleza e a fragilidade do nosso planeta. Se quiser explorar as mais de mil fotos do astronauta da NASA, espreite o site Windows on Earth.

Scott Kelly fez até uma brincadeira com o seu colega britânico Tim Peake, perseguindo-o num fato de gorila.

Os membros da tripulação devem ser substituídos pelos russos Aleksey Ovchinin e Oleg Skripochka e pelo norte-americano Jeffrey Williams, que deverão subir a bordo da Soyuz TMA-20M a 19 de março.

AF, ZAP / SN

RESPONDER

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Caso Rui Pedro: Afonso Dias poderá sair da prisão em breve

Afonso Dias cumpre no próximo mês de março dois terços da pena a que foi condenado, podendo sair em liberdade condicional já nos próximos dias. Depois de dois anos preso na cadeia de Guimarães, Afonso Dias …

-

Venda do Novo Banco avança com os norte-americanos do Lone Star

O fundo norte-americano Lone Star foi o escolhido pelo Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. O supervisor anuncia, nesta segunda-feira, o arranque das "negociações exclusivas". "O Banco de Portugal decidiu seleccionar o potencial …

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence.

Mike Pence assegura em Bruxelas que EUA vão manter cooperação com UE

O vice-presidente norte-americano assegurou esta segunda-feira, em Bruxelas, que a administração de Donald Trump tem o "forte compromisso" de prosseguir a cooperação com a União Europeia, porque EUA e Europa "partilham os mesmos valores". "Hoje é …

António Domingues, o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

"Domingues está mortinho por mostrar SMS de Centeno"

O futuro de Mário Centeno está nas mãos do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues. É Marques Mendes quem o diz, salientando que o ex-gestor do banco público está "mortinho por mostrar …

-

Detidos dois dos reclusos que fugiram da prisão de Caxias

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos, disse à Lusa fonte da polícia nacional espanhola. A mesma fonte adiantou que …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte desconfia da investigação malaia à morte de Kim Jong-nam

O embaixador de Pyongyang na Malásia disse esta segunda-feira que a Coreia do Norte não pode confiar na investigação da polícia malaia à morte do meio-irmão do seu líder, após ser convocado pelo Governo de …

-

Deco quer retirar do mercado pinturas faciais do Carnaval

A associação de defesa do consumidor revelou esta segunda-feira que há pinturas faciais para crianças à venda com ingredientes que provocam alergias ou irritações na pele. A Deco anunciou também que vai denunciar a ausência de …

Orangotango bebê

Beijos de orangotangos podem guardar segredo da origem da fala humana

Uma equipa de cientistas afirma ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos "beijos" emitidos pelos orangotangos. Uma das revelações do estudo, realizado na Universidade de Durham, no …

-

Peugeot-Citroën vai pagar 2 mil milhões pela Opel

A compra da Opel pela PSA, um negócio avaliado em 2000 milhões de dólares, será fechado esta semana e anunciado oficialmente na quinta-feira, quando o grupo que controla a Peugeot e a Citroen apresentar os …

-

Astrónomos querem que a Lua passe a ser um planeta

Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons da NASA em Plutão, juntamente com cinco colegas, pretende reescrever a definição de "planeta". Segundo o The Times, uma das principais alterações que o grupo de cientistas quer introduzir …