Anúncio que oferece estagiário por dois dias gera revolta e denúncias

-

“Receba sem compromisso um estagiário durante dois dias!” Eis o anúncio polémico divulgado nas redes sociais pela plataforma “Ganhem Vergonha” que vai ser denunciado à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Esta espécie de promoção, em jeito de quem vende um qualquer objecto, é da empresa Work4U e foi denunciada na página de Facebook da plataforma Ganhem Vergonha.

Anúncio Estagiário por 2 dias“Receba sem compromisso um estagiário durante dois dias. Experimente grátis.” Eis o que se salienta no cartaz do anúncio que originou tantas denúncias no Facebook da Work4U que a página na rede social foi desactivada.

Dado confirmado por uma funcionária da empresa ao jornal Público, onde a mesma pessoa, que não dá o nome, justifica o anúncio como “um erro do departamento de marketing”.

O movimento Precários Inflexíveis anuncia no mesmo diário que vai apresentar queixa contra a empresa à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), notando que é um caso de “tráfico de mão-de-obra” e de “máfia laboral”.

“Se apresentam garantias de estágios significa que têm acesso ao IEFP. Isto é um passo seguinte às empresas de trabalho temporário, nem sequer está contemplado na lei”, lamenta João Camargo, dos Precários Inflexíveis, em declarações ao Público.

Do lado da Work4U, a mesma funcionária referida acima fala em “calúnia” e diz que a empresa responderá a uma eventual queixa na ACT com “um processo de difamação contra quem está a fazer esses ataques”.

As queixas contra esta empresa não se ficam, contudo, apenas por este caso. Várias pessoas deixam os seus testemunhos na página do Ganhem Vergonha, referindo, nomeadamente, o facto de os candidatos a estágios terem que pagar uma taxa de inscrição de 30 euros e ainda, mais 30 euros pela activação do estágio.

No cartaz mencionado acima, notam-se as condições de pagamento à Work4U por parte das empresas interessadas em beneficiar destes estágios à experiência.

Por um ano de estágio pago a pronto, a empresa desembolsa 969 euros; seis meses pagos a pronto custam 510 euros; e há ainda a possibilidade de pagamentos mensais de 95 euros.

A estes valores, acresce o IVA e uma taxa de activação por estagiário de 60 euros.

E depois de definido o estagiário, as empresas podem determinar o valor do apoio a conceder ao mesmo, nomeadamente em termos de ajudas de custo de transporte e alimentação.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.