Anúncio que oferece estagiário por dois dias gera revolta e denúncias

-

“Receba sem compromisso um estagiário durante dois dias!” Eis o anúncio polémico divulgado nas redes sociais pela plataforma “Ganhem Vergonha” que vai ser denunciado à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Esta espécie de promoção, em jeito de quem vende um qualquer objecto, é da empresa Work4U e foi denunciada na página de Facebook da plataforma Ganhem Vergonha.

Anúncio Estagiário por 2 dias“Receba sem compromisso um estagiário durante dois dias. Experimente grátis.” Eis o que se salienta no cartaz do anúncio que originou tantas denúncias no Facebook da Work4U que a página na rede social foi desactivada.

Dado confirmado por uma funcionária da empresa ao jornal Público, onde a mesma pessoa, que não dá o nome, justifica o anúncio como “um erro do departamento de marketing”.

O movimento Precários Inflexíveis anuncia no mesmo diário que vai apresentar queixa contra a empresa à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), notando que é um caso de “tráfico de mão-de-obra” e de “máfia laboral”.

“Se apresentam garantias de estágios significa que têm acesso ao IEFP. Isto é um passo seguinte às empresas de trabalho temporário, nem sequer está contemplado na lei”, lamenta João Camargo, dos Precários Inflexíveis, em declarações ao Público.

Do lado da Work4U, a mesma funcionária referida acima fala em “calúnia” e diz que a empresa responderá a uma eventual queixa na ACT com “um processo de difamação contra quem está a fazer esses ataques”.

As queixas contra esta empresa não se ficam, contudo, apenas por este caso. Várias pessoas deixam os seus testemunhos na página do Ganhem Vergonha, referindo, nomeadamente, o facto de os candidatos a estágios terem que pagar uma taxa de inscrição de 30 euros e ainda, mais 30 euros pela activação do estágio.

No cartaz mencionado acima, notam-se as condições de pagamento à Work4U por parte das empresas interessadas em beneficiar destes estágios à experiência.

Por um ano de estágio pago a pronto, a empresa desembolsa 969 euros; seis meses pagos a pronto custam 510 euros; e há ainda a possibilidade de pagamentos mensais de 95 euros.

A estes valores, acresce o IVA e uma taxa de activação por estagiário de 60 euros.

E depois de definido o estagiário, as empresas podem determinar o valor do apoio a conceder ao mesmo, nomeadamente em termos de ajudas de custo de transporte e alimentação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …