Antigo presidente do Peru Alberto Fujimori regressa à cadeia depois de exames médicos

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, durante o seu julgamento

O estado de saúde do ex-presidente peruano Alberto Fujimori é considerado estável pelos médicos responsáveis pelos exames a que foi submetido desde sexta-feira, disse à EFE um responsável clínico em Lima.

“A saúde de Alberto Fujimori encontra-se numa posição estável, tanto do ponto de vista urológico como neurológico, mas requer exames periódicos”, disse o médico José Luis Oré.

De acordo com a mesma fonte, Fujimori, de 75 anos, deve abandonar ainda este domingo a clínica onde esteve desde sexta-feira para regressar à cadeia situada nas instalações da Divisão de Operações Especiais da Polícia, em Lima, onde cumpre a sentença a que foi condenado.

Fujimori cumpre uma pena de 25 anos de prisão por autoria em 25 assassinatos e sequestros, registados durante o período em que governou o país entre 1990 e 2000, além das sentenças por delitos de corrupção.

No passado dia 14 de março, o antigo presidente do Peru esteve internado devido a uma “isquemia cerebral transitória” que lhe provocou perda de força no braço esquerdo.

Em junho de 2013, o presidente peruano, Ollanta Humala, negou a Fujimori o indulto humanitário depois de uma junta médica ter concluído que o antigo chefe de Estado não sofre de doença terminal ou de transtornos mentais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.