8 Museus a Visitar em Viena

 

Uma capital de cultura incontornável. São tantos os museus que podes visitar em Viena (mais de 100!) que pode ser difícil saber por onde começar. O AEIOU e o momondo apresentam-te uma lista de 8 espaços que expõem a rica tradição artística da cidade e dos seus criativos cidadãos.

1 & 2. Naturhisorisches Museum & Kunsthistoriches Museum

Dispostos frente a frente a dois palácios idênticos e igualmente estonteantes estão o Museu de História Natural e o Museu de História de Arte, inaugurados, simultaneamente, em 1891 pelo Imperador Francisco José I da Áustria. Os dois edifícios foram encomendados pelo monarca para albergar a imensa colecção de arte da Casa de Habsburgo. No primeiro encontras uma vasta e inspiradora amostra do mundo das ciências naturais, no segundo nomes tão reverenciados como Velasquez, Tintoretto e Rembrandt.

3. Österreichische Galerie Belvedere

Símbolo máximo da Belle Époque Austríaca, Gustav Klimt está representado em inúmeros museus da cidade e do mundo. Para te deslumbrares com o maior espólio mundial de obras deste inestimável pintor – entre outros grandes mestres da Art Nouveau Vienense como Egon Shiele e Kokoschka – dirige-te ao colossal e arrebatador Palácio Belvedere, cujos majestosos jardins dão também um belo passeio à saída da galeria.

4. MUseum MOderner Kunst

Embora os cafés e esplanadas sejam de tal maneira confortáveis que muitos nem chegam a entrar nos museus, o MuseumsQuartier tem muito por onde escolher no que toca a cumprir a quota cultural. No gigante bloco de cimento futurista que irrompe desta famosa praça barroca está o MUMOK – o museu de arte moderna – que contém uma colecção ampla e variada, desde o Moderno Clássico de Picasso à Pop Art de Andy Warhol, ao tortuoso e um tanto perturbador Accionismo Vienense.

5. Haus der Musik

A cidade que nos deu a conhecer o génio de Haydn, Mozart, Schubert e Beethoven, Viena não seria certamente a mesma sem a sua incomparável herança musical. Se tens vontade de conhecer a sua história e ao mesmo tempo explorar o universo do som – desde a orquestra filarmónica aos ruídos do quotidiano – dá um saltinho à galardoada Casa da Música, no centro da cidade, para uma experiência musical interactiva realmente original.

6. Sigmund Freud Museum

Das figuras mais icónicas da Europa do século XX, há quem considere que este Vienense mudou irremediavelmente a nossa visão da mente humana com as suas teorias psicanalíticas. Para além da história da sua notória carreira, esta casa-museu, que guarda a impressionante colecção de antiguidades do médico, conta também a história da vida privada de Freud, pormenores íntimos que revelam muito sobre o homem que procurou desmistificar o mundo emocional ao seu redor.

7. Kuntshaus

A fachada ecléctica deste pequeno museu privado que contém a obra do controverso Friedensreich Hundertwasser vale a visitas. Arquitecto, pintor, escultor e outras coisas tais, a estética deste artista contemporâneo é uma versão vienense do imaginário de Gaudí que, depois de conheceres, vais facilmente identificar em vários outros edifícios espalhados pela cidade.

8. Falschermuseum

Uma experiência que não podes mesmo gozar em algum outro lugar senão em Viena é a de visitar o Museu das Artes Falsas. Neste espaço único podes escrutinar as réplicas de quadros bem conhecidos, feitas por alguns dos melhores e mais famosos falsificadores do mundo. Se prestaste atenção aos originais, agora é a altura de fazer comparações e ainda ficas a conhecer os diferentes tipos de falsificação e as conturbadas histórias por trás desta actividade ilícita.

AEIOU / momondo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.