8 Museus a Visitar em Viena

 

Uma capital de cultura incontornável. São tantos os museus que podes visitar em Viena (mais de 100!) que pode ser difícil saber por onde começar. O AEIOU e o momondo apresentam-te uma lista de 8 espaços que expõem a rica tradição artística da cidade e dos seus criativos cidadãos.

1 & 2. Naturhisorisches Museum & Kunsthistoriches Museum

Dispostos frente a frente a dois palácios idênticos e igualmente estonteantes estão o Museu de História Natural e o Museu de História de Arte, inaugurados, simultaneamente, em 1891 pelo Imperador Francisco José I da Áustria. Os dois edifícios foram encomendados pelo monarca para albergar a imensa colecção de arte da Casa de Habsburgo. No primeiro encontras uma vasta e inspiradora amostra do mundo das ciências naturais, no segundo nomes tão reverenciados como Velasquez, Tintoretto e Rembrandt.

3. Österreichische Galerie Belvedere

Símbolo máximo da Belle Époque Austríaca, Gustav Klimt está representado em inúmeros museus da cidade e do mundo. Para te deslumbrares com o maior espólio mundial de obras deste inestimável pintor – entre outros grandes mestres da Art Nouveau Vienense como Egon Shiele e Kokoschka – dirige-te ao colossal e arrebatador Palácio Belvedere, cujos majestosos jardins dão também um belo passeio à saída da galeria.

4. MUseum MOderner Kunst

Embora os cafés e esplanadas sejam de tal maneira confortáveis que muitos nem chegam a entrar nos museus, o MuseumsQuartier tem muito por onde escolher no que toca a cumprir a quota cultural. No gigante bloco de cimento futurista que irrompe desta famosa praça barroca está o MUMOK – o museu de arte moderna – que contém uma colecção ampla e variada, desde o Moderno Clássico de Picasso à Pop Art de Andy Warhol, ao tortuoso e um tanto perturbador Accionismo Vienense.

5. Haus der Musik

A cidade que nos deu a conhecer o génio de Haydn, Mozart, Schubert e Beethoven, Viena não seria certamente a mesma sem a sua incomparável herança musical. Se tens vontade de conhecer a sua história e ao mesmo tempo explorar o universo do som – desde a orquestra filarmónica aos ruídos do quotidiano – dá um saltinho à galardoada Casa da Música, no centro da cidade, para uma experiência musical interactiva realmente original.

6. Sigmund Freud Museum

Das figuras mais icónicas da Europa do século XX, há quem considere que este Vienense mudou irremediavelmente a nossa visão da mente humana com as suas teorias psicanalíticas. Para além da história da sua notória carreira, esta casa-museu, que guarda a impressionante colecção de antiguidades do médico, conta também a história da vida privada de Freud, pormenores íntimos que revelam muito sobre o homem que procurou desmistificar o mundo emocional ao seu redor.

7. Kuntshaus

A fachada ecléctica deste pequeno museu privado que contém a obra do controverso Friedensreich Hundertwasser vale a visitas. Arquitecto, pintor, escultor e outras coisas tais, a estética deste artista contemporâneo é uma versão vienense do imaginário de Gaudí que, depois de conheceres, vais facilmente identificar em vários outros edifícios espalhados pela cidade.

8. Falschermuseum

Uma experiência que não podes mesmo gozar em algum outro lugar senão em Viena é a de visitar o Museu das Artes Falsas. Neste espaço único podes escrutinar as réplicas de quadros bem conhecidos, feitas por alguns dos melhores e mais famosos falsificadores do mundo. Se prestaste atenção aos originais, agora é a altura de fazer comparações e ainda ficas a conhecer os diferentes tipos de falsificação e as conturbadas histórias por trás desta actividade ilícita.

AEIOU / momondo

PARTILHAR

RESPONDER

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Já há onzes oficiais

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …