8 Museus a Visitar em Viena

 

Uma capital de cultura incontornável. São tantos os museus que podes visitar em Viena (mais de 100!) que pode ser difícil saber por onde começar. O AEIOU e o momondo apresentam-te uma lista de 8 espaços que expõem a rica tradição artística da cidade e dos seus criativos cidadãos.

1 & 2. Naturhisorisches Museum & Kunsthistoriches Museum

Dispostos frente a frente a dois palácios idênticos e igualmente estonteantes estão o Museu de História Natural e o Museu de História de Arte, inaugurados, simultaneamente, em 1891 pelo Imperador Francisco José I da Áustria. Os dois edifícios foram encomendados pelo monarca para albergar a imensa colecção de arte da Casa de Habsburgo. No primeiro encontras uma vasta e inspiradora amostra do mundo das ciências naturais, no segundo nomes tão reverenciados como Velasquez, Tintoretto e Rembrandt.

3. Österreichische Galerie Belvedere

Símbolo máximo da Belle Époque Austríaca, Gustav Klimt está representado em inúmeros museus da cidade e do mundo. Para te deslumbrares com o maior espólio mundial de obras deste inestimável pintor – entre outros grandes mestres da Art Nouveau Vienense como Egon Shiele e Kokoschka – dirige-te ao colossal e arrebatador Palácio Belvedere, cujos majestosos jardins dão também um belo passeio à saída da galeria.

4. MUseum MOderner Kunst

Embora os cafés e esplanadas sejam de tal maneira confortáveis que muitos nem chegam a entrar nos museus, o MuseumsQuartier tem muito por onde escolher no que toca a cumprir a quota cultural. No gigante bloco de cimento futurista que irrompe desta famosa praça barroca está o MUMOK – o museu de arte moderna – que contém uma colecção ampla e variada, desde o Moderno Clássico de Picasso à Pop Art de Andy Warhol, ao tortuoso e um tanto perturbador Accionismo Vienense.

5. Haus der Musik

A cidade que nos deu a conhecer o génio de Haydn, Mozart, Schubert e Beethoven, Viena não seria certamente a mesma sem a sua incomparável herança musical. Se tens vontade de conhecer a sua história e ao mesmo tempo explorar o universo do som – desde a orquestra filarmónica aos ruídos do quotidiano – dá um saltinho à galardoada Casa da Música, no centro da cidade, para uma experiência musical interactiva realmente original.

6. Sigmund Freud Museum

Das figuras mais icónicas da Europa do século XX, há quem considere que este Vienense mudou irremediavelmente a nossa visão da mente humana com as suas teorias psicanalíticas. Para além da história da sua notória carreira, esta casa-museu, que guarda a impressionante colecção de antiguidades do médico, conta também a história da vida privada de Freud, pormenores íntimos que revelam muito sobre o homem que procurou desmistificar o mundo emocional ao seu redor.

7. Kuntshaus

A fachada ecléctica deste pequeno museu privado que contém a obra do controverso Friedensreich Hundertwasser vale a visitas. Arquitecto, pintor, escultor e outras coisas tais, a estética deste artista contemporâneo é uma versão vienense do imaginário de Gaudí que, depois de conheceres, vais facilmente identificar em vários outros edifícios espalhados pela cidade.

8. Falschermuseum

Uma experiência que não podes mesmo gozar em algum outro lugar senão em Viena é a de visitar o Museu das Artes Falsas. Neste espaço único podes escrutinar as réplicas de quadros bem conhecidos, feitas por alguns dos melhores e mais famosos falsificadores do mundo. Se prestaste atenção aos originais, agora é a altura de fazer comparações e ainda ficas a conhecer os diferentes tipos de falsificação e as conturbadas histórias por trás desta actividade ilícita.

AEIOU / momondo

PARTILHAR

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …